sexta-feira, junho 06, 2014

Duas novas pesquisas eleitorais mantém Dilma com vitória no 1º turno

Embora as pesquisas estejam cada vez mais questionáveis, pelos interesses que comentamos aqui, de ontem para hoje, duas novas pesquisas para presidente da República foram divulgadas.

Hoje o Datafolha deu os seguintes números: Dilma com 34%; Aécio, 19%; Campos, 7% e Pastor Everaldo 4% foram os únicos que pontuaram. Em relação à pesquisa anterior, do mesmo instituto, todos os candidatos caíram e aumentou o número de indecisos. Campos foi o que caiu mais com 4% e Aécio caiu menos com 1%.

Ontem o Vox Populi deu: Dilma 40%; Aécio 21% e Campos 8%.

Por estes números das duas pesquisas, observando apenas os votos chamados de válidos, retirando os que não sabem ainda em quem votar (indecisos, número que voltou a subir, já que nenhum deles ganhou votos um do outro) somados às intenções de voto branco e nulo, Dilma varia de 53,1% x 46,9% dos demais candidatos somados no Datafolha. No Vox Populi: Dilma 58% x 42% dos demais candidatos somados.

Portanto uma diferença 6,2% a 16% entre Dilma e os demias candidatos somados. Em todas as simulações de 2º turno Dilma também venceria. A menor diferença com esta simulação indica um diferença de 8% entre Dilma e Aécio.

Difícil imaginar que haja mais alguma modificação nestes números antes do final da Copa no meio de julho e do início da propaganda eleitoral em agosto.

PS.: Atualizado às 00:22 de 07/06/2014: As primeiras informações na manhã desta sexta-feira sobre a pesquisa do Datafolha não falava das intenções de votos de candidatos dos partidos menores, além do Pastor Everaldo do PSC. Isto alterou as contas sobre votos válidos nesta pesquisa. O blogueiro como ficou um bom tempo fora da internet, só agora, observou o fato para acrescentar esta atualização a seguir. Com o total de 7% entre os demais, somados, aos 4% do pastor Everaldo, 7% de Campos, 19% de Aécio e 34% de Dilma o total passa para 71%. Ficando 29% para indecisos e nulos e brancos. Assim, em votos válidos os principais candidatos teriam em valores aproximados: Dilma 48%; Aécio 27%; Campos 10%; Candidatos somados dos pequenos partidos: 10%; Pastor Everaldo, 5%. Com esta conta haveria segundo turno, embora, pela margem de erro de 2,2% para mais ou para menos, ainda haveria a possibilidade da eleição ser decidida no 1º turno. É interessante notar que neste caso a diferença para a pesquisa do Vox Populi é ainda maior chegando a 10% e não os 5% dos números de intenção para votos válidos anteriores.

Nenhum comentário: