domingo, dezembro 07, 2014

OSX demitirá mais no Açu e tem futuro incerto

A OSX empresa do grupo EBX do empresário Eike Batista que se encontra em recuperação judicial, como outras (OGPar e MMX), decidiu reduzir ainda mais seu efetivo no Açu.

Atualmente, os empregados da OSX no Açu cuidam das instalações da UCN (Unidade de Construção Naval – estaleiro) que teve suas obras de implantação interrompida há cerca de um ano e meio e também da parceria com o Consórcio Integra que existe com a Mendes Junior para montar módulos de plataformas.

O antigo gerente executivo Jayme Barg entregou o cargo nesta última semana. Novas demissões estariam previstas para ocorrer na próxima quinta-feira, 11/12/2014.

Segundo as informações apuradas pelo blog, se estima que 50% do efetivo, que hoje é apenas de 60 funcionários, será dispensando. Há possibilidades de ficarem apenas 20 funcionários ou um terço do que hoje existe.

O novo coordenador designado para as das atividades da OSX no Açu seria José Costa. Há suspeitas que as dispensas estariam ligadas a uma rearranjo, tendo em vista os problemas com o Consórcio Integra composto pela OSX com a Mendes Junior, e à possibilidade da empresa que está em recuperação judicial, ter seu controle repassado para um novo estaleiro.

A Prumo Logística Global S.A. que é cessionária da área onde a OSX e a UCN funcionam, junto ao Terminal 2 do Porto do Açu, estaria participando das negociações.

Por conta dos problemas que o setor naval (estaleiros) estaria vivendo, por conta da Operação Lava a Jato, que influencia a atuação do Consórcio Sete Brasil, que controla uma boa quantidade de encomenda de embarcações da Petrobras, há quem identifique aí possibilidades de novos negócios que poderia estar por trás deste processo.

Estes negócios poderiam colocar a área do estaleiro no Açu da UCN/OSX, como hipótese de uso. De outro há quem identifique esta desmobilização como um processo decorrente da recuperação judicial da OSX, e que seria uma forma de impedir que esses problemas atinjam também o Consórcio Integra.

O blog continua acompanhando o desenrolar desse processo.

Nenhum comentário: