quinta-feira, dezembro 11, 2014

PIB - Produto Ilusório Bruto. De novo!

Já há quase dez anos, nessa mesma época, ao ver o IBGE divulgar os maiores PIB municipais, ou PIB per capita dos municípios, eu venho questionando a metodologia que atribui a riqueza do petróleo extraído offshore ao município confrontante.

Petróleo extraído do mar, que sequer passa fisicamente pelo município, na maioria das vezes. Atribuir o PIB dos royalties seria correto, mas não de todo o petróleo.

Desde então eu passei a chamar o PIB dessas cidade como é o caso de Campos que seria a sétima, como PIB, mas de "Produto Ilusório Bruto".

Uma coisa é o orçamento público bilionário por exemplo de Campos dos Goytaczes que faz o município estar entre os quinze maiores, incluindo as capitais de estado. Outra coisa diferente é a riqueza total que circula pelo município. Isto vale para outras cidades como Macaé, Rio das Ostras, Presidente Kennedy, ES, etc.

O IBGE costuma responder que estatisticamente não teria onde alocar este valor da riqueza nacional. A resposta não convence. Porque ao não saber não pode atribuir este PIB do petróleo na proporção igual à das parcelas dos royalties, porque isto não é correto.

A antiga Fundação CIDE do Rio de Janeiro, atual, hoje alocada na Fesp, resolvia na ocasião esse problema da estatística, alocando esses valores numa conta PIB petróleo. Depois, por conta das controvérsias e divergências com o IBGE e o fim da Fundação CIDE acabou com essa saída, que, se não era a melhor, talvez fosse menos incorreta.

Uma coisa é o petróleo gerando riqueza, renda e emprego num município, por exemplo com uma refinaria a outra é só a alocação da estatística que acaba sendo usada politicamente por autoridades que desdenham do conhecimento das pessoas e possam acreditar que isso possa ter alguma relação com as gestões ao bradar estes rankeamentos.

Há dez anos repito a mesma coisa e o que me estranha é que para muitos isto continua ser novidade e não me espantará que nesta sexta isto seja ainda manchete de jornal, sem nenhum questionamento.

Enfim, sigamos em frente!

2 comentários:

Anônimo disse...

PIB é ilusório porque os governos são ilusórios. Passa muita grana na cidade sim, nas mãos erradas. Isso já é mais que sabido.

Roberto Moraes disse...

Isso é outra coisa.

Esse dinheiro que circula é dos royalties e diversos caixa 2, originado em diferentes setores.

Porém, não é o PIB relativo à riqueza do petróleo extraído em nosso litoral.

São coisas distintas.

Sobre o mal uso do dinheiro, tenho falado disto de forma mais sistemática há uma década e meia.

Se ainda não leu confira a postagem do blog do dia 19 de novembro passado:

http://www.robertomoraes.com.br/2014/11/inacreditavel-como-campos-gastou-r-161.html