quinta-feira, setembro 25, 2014

Especialista da UFF em geofísica marinha sustenta que obstrução da passagem da areia pelo terminal do porto gera erosão na Praia do Açu

O blog observando as postagens no perfil do professor Aristides Soffiati no Facebook viu suas afirmações sobre o problema da erosão na Praia do Açu e identificou que o mesmo atribui ao professor Eduardo Bulhões da UFF, a interpretação de que "o avanço do mar nesta época do ano é comum, mas a significativa perda da faixa de areia da praia – cerca de quinze metros nos últimos quatro anos – é preocupante. Existem duas correntes marinhas: a Norte, que retira a areia da praia e transporta para o mar; e a Sul, que repõe a areia para a praia".

"No parecer técnico de Eduardo Bulhões, o geógrafo afirma que para a instalação do estaleiro no Complexo Portuário do Açu, foram construídos dois espigões de pedra, um em cada margem do canal. Esse procedimento foi feito porque as correntes na região são fortes e, se não houver proteção, a areia poderia invadir o estaleiro. Os espigões obstruem a passagem da areia para o Sul e para o Norte. De acordo com o parecer técnico, o espigão do Sul segura a areia que sai do Açu em direção ao mar; já o espigão do Norte, impede o retorno da areia para a praia. Isso faz com que a praia perca areia e o mar avance com facilidade. “A ligação entre o estaleiro e o avanço do mar é nítida. O fenômeno aconteceu de forma semelhante no Canal das Flechas com a instalação do Complexo de Barra no Furado: em Quissamã a faixa de areia aumentou e, em Campos, a praia foi erodida. Portanto, a erosão da praia do Açu já estava prevista".

A posição consolida a tese sobre o problema da erosão na Praia do Açu que comentamos aqui em nota postada neste espaço hoje pela manhã. 

O professor Eduardo Manuel Rosa Bulhoes é especialista na questão. Ele é graduado e possui mestrado em Geografia pela UFRJ (2003 e 2006) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF (2011).

Atualmente, ele é professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Curso de Graduação em Geografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Submarina e Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia costeira, processos litorâneos, impactos de tempestades na zona costeira, mapeamento costeiro e morfodinâmica de praias.

O Ministério Público Federal está analisando o relatório de seus técnicos e de especialista e deverá arguir judicialmente providências da empresa Prumo Logística Global S.A. sobre os problemas. A comunidade da Praia de Barra do Açu deseja que além de um acompanhamento e monitoramento, sejam providenciadas ações de reparação e mitigação do problema.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Eduardo Bulhões fez um parecer técnico sobre o porto do Açu?

Ou será que ele fez um estudo para Complexo de Barra no Furado e você está querendo usar as conclusões para o Açu?

Espero que não esteja fazendo leviandades com nome alheio.

O blog já andou promovendo um simples aumento de máre a castástrofe ambiental. Não dá para confiar muito no que é dito aqui.

Roberto Moraes disse...

O acionista não se segura. Tenta de todo o jeito fazer propaganda. Quando o blog dá informações sobre o andamento as obras ele gosta e bate palma, quando mostra o que está errado e precisa ser modificado ele fica deste jeito que está aí.

A confiança que ele quer é que se bata palmas apenas.

Como faz a mídia comercial que em troca de qualquer dinheiro divulga o que a empresa quer.

Quem acompanha o blog sabe a postura que temos.

Foi bom que nossos colaboradores mostrassem o tipo de conversa que esta turma tem nos fóruns de investidores que querem lucro a qualquer preço.

Vejam novamente aqui o link que nos mandaram:

Lá como aqui eles usam pseudônimo (Riquinho, Maguila) ou são anônimos.

O professor Eduardo Bulhões é um especialista que sabe do que fala. Deu parecer sobre os problemas de Barra do Furado e também do Açu, neste caso para o MPF.

Os acionistas sabem que a empresa terá que arcar com os impactos dos problemas gerados pelo quebra-mar e estão defendendo apenas o seu dinheiro, sem se importar com os dois mil moradores do Açu.

O blog tem posição, vem acompanhando todo o processo desde 2005 e manterá seu trabalho.

Seria descrédito para o blog e o blogueiro ser pessoa de confiança de gente que quer o lucro por cima das pessoas de menos posses e poder econômico.

O desenvolvimento é bem vindo, mas, não desta forma.

A gente sabe que o blog incomoda, porque não é a mídia comercial e não tem sua opinião à venda.

Continuamos seguindo em frente ouvindo as partes e defendendo o que considera correto, sem se preocupar com unanimidade. Ao inverso. Ser bem visto pro gente assim, mostraria equívocos, que a gente luta para evitar.

Sds.

Roberto Moraes disse...


esqueci de relembrar o link do Riquinho e do Maguila e cia. ltda. Aí segue:

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=2&t=16754&start=2400