quinta-feira, setembro 18, 2014

Os mercados cá e lá apostam em quem e a quem servem?

O que há em comum entre as bolsas e os chamados “mercados” europeus e brasileiros. Lá como aqui se os que desejam a independência da Escócia do Reino Unido e Catalunya aumentam seus percentuais nas pesquisas (sondagens), as bolsas descem.

No Brasil, se Dilma também cresce a bolsa também cai, da mesma forma que se a oposição tem mais percentual de intenções de votos a bolsa cresce. Na Europa se o “Não” cresce a bolsa também sobre.

Que fenômeno é este que o “deus” mercado interfere na democracia. Quem ganha com estes mercados? Quem perde com eles? Será que é tão difícil entender o que isto significa? Em quem o eleitor apostará?

Veja na nota abaixo em que para onde estes mercados estão dirigindo suas ações na Europa. No Brasil querem o pré-sal e a independência do Banco Central.

15 comentários:

Anônimo disse...

"No Brasil, querem o pré-sal"

Na frase citada acima, implicitamente, se entende que somente o empresariado privado, desejaria o pré-sal, para si. Entretanto,podemos ter também outra visão, um outro grupo de não empresários, estaria tão interessado no pré-sal, quanto os empresários.
Seriam os políticos desse governo federal, que invadiram a Petrobras, e roubaram bilhões de reais, dessa mega empresa.
Eles(políticos) estariam também, interessadíssimos, nesse pré-sal, como forma de continuar aumentando, cada vez mais, suas fortunas pessoais.

Roberto Moraes disse...

Oh meu caro a raiva sua é do povo.

Entregar o pré-sal sob o argumento de que na gestão nacional haverá problemas, é quase cretino.

Como se as corporações privadas não fizessem isto todos os dias. Vejo aqui nos jornais e no noticiário da Europa todos os dias. Os escândalos das grandes empresas.

A diferença se for preciso a gente desenha é que entregando o pré-sal não se tem o Fundo soberano para a Educação, Saúde, etc.

Não terá o conteúdo nacional e os quase 100 mil empregos na indústria naval e ainda terá o risco do que a BP fez no Golfo do México, etc.

Porém, isto é detalhe. Cuidar do povo é detalhe e populismo.

Visão escravocrata difícil de ser suprimida.

Mas, enfim sem luta contra esta visão estaríamos até hoje comprando e vendendo gente. Quanta saudade alguns mantêm deste tempo.

Anônimo disse...

a verdade é que uma organização criminosa na forma de partido político se apoderou do poder federal e tomou conta da Petrobrás e do pré-sal.

quem vive pendurado nas tetas do governo defende essa turma, como os funcionário públicos.

o resto da população que trabalha e cria riqueza quer é mudança.



Anônimo disse...

Essa organização criminosa foi implantada por FHC, Paulo Costa era funcionário de carreira e ocupou primeiro cargo de direção no governo FHC. Só se fala de corrupção na Petrobrás no governo Lula e Dilma. A compra da refinaria Repsol na Argentina foi feita no governo FHC e causou prejuízo bilionário. E o afundamento da P36?

Anônimo disse...

Por favor, os leitores e postadores daqui, com todo respeito, não são analfabetos,e nem crianças.

Logo, é muito leviano, o postador das 09:09, querer jogar a culpa, em FHC, sobre a responsabilidade do gravíssimo crime de corrupção, praticado por Paulo Roberto Costa, e sua quadrilha. Esse comentário é totalmente desqualificado, e sem fundamentos.

Isso sim é fato : Paulo Roberto, foi admitido, como tantos outros trabalhadores da Petrobras, no governo FHC, mas, virou quadrilheiro, na era Lula.

Outra verdade. Ninguém, de qualquer órgão de governo teria condições de roubar tanto dinheiro, de uma empresa estatal, sem o conhecimento de seus superiores, Ministro das Minas e Energia, Presidente da Petrobras,políticos, e outros.
Por isso, o envolvimento de mais funcionários de confiança do governo.

Paulo Maluf, José Sarney, Jader Barbalho, todo esse "bando de homens sérios e honestos",apoiando,dando sustentação, a candidata Dilma. Esse é o nível de nossa política. De resto esses apoios geram uma contrapartida, apoiam hoje, de forma gratuita. Mas, amanhã, o retorno estará garantido, multiplicado por n vezes, o valor investido . Daí se infiltram no governo, nas empresas estatais, e com suas experiências escabrosas,praticam o que sempre praticaram : a corrupção em alto nível.

douglas da mata disse...

Roberto, quase cretino?

Será também um quase idiota?

Não meu amigo, não creio em meio viado, meio corno, ou meio cretino...

douglas da mata disse...

Veja o que eu disse, Roberto:

O das 09:23:

Um cretino completo, com pedigree e tudo...

Ele imagina que o aprisionamento dos mandatos, da agenda política e dos mandatários pelo capital é uma invenção recente...

Ou seja: Sarney era honesto e não apoiou ninguém desde 64, e resolveu virar governo com Dilma...

Roberto, sua ironia ao publicar uma sandice destas é quase criminosa...

Diga-me, para que expor o pobre coitado?

Roberto Moraes disse...

Caro Douglas,

Não tenho como não concordar com você. O nível está muito ruim.

Anônimo disse...

Pra vcs O nível ficara bom, quando todos usarem uma venda .

Chamam as pessoas que não conhece, de cretino, mas, na verdade é um cretino quem defende essa quadrilha de ladrões do PT.

Anônimo disse...

professor o cabra não tem coragem de se identificar e reclama de ser chamado de cretino mesmo que ninguém saiba quem é a não ser pelas suas cretinices que escolhe motivos para seu ódio como se fosse um íntegro lmpinho defendendo os milicos e os esquemas de FHC sem nada ter relação com o mensalão mineiro eo trensalão paulista tucano.

Anônimo disse...

Douglas, Quer realmente encontrar cretinos, olhe para os políticos de todos partidos. Mas, principalmente do seu PT.

Se vc, tiver a coragem,em dizer, que em seu parido não tem cretino e cretinices, logicamente vc, pode se considerar, um deles.

Não sou filiado a nenhum partido. Não sou simpatizante de nenhum grupo político.Sou independente, Não mamo nas tetas de nenhum governo. Mas, não posso aceitar pacificamente, comentários tendenciosos, em defesa de um grupo político, que mais roubou dinheiro público, de nosso país. Nem na era Collor de Melo, com PC Farias, se roubou tanto, como agora com o PT. Isso é fato.

douglas da mata disse...

Dilema tostines, o que será pior:

É cretino por ser independente ou é independente por ser cretino?

Meu fiote, cretina é a Humanidade, tens razão...

Mas como em tudo, há hierarquias, e há entre nós, desde os primeiros tempos, os que se imaginam acima (über alles) de tudo e da política e suas partes (partidos)...estes, como você, são os piores, diria até incuráveis...

Vá se fuder, o babaca...

Anônimo disse...

Viu como é ruim ser ofendido, sem motivos ?
Viu como vc, logo reagiu, a ofensa, que sofreu ?

Vc, demonstrou total descontrole, quando houve reação a sua ofensa.Olha, o coração !

O preconceito, não deveria prevalecer, entre nós.
Mas infelizmente, está prevalecendo sim, no momento em que vc, ofende, no momento em que vc, não aceita o contraditório, face a suas convicções, que respeito.

O monologo, é tão vazio e ruim, que quase nada, acrescenta em nossas vidas.
Os seres arrogantes e preconceituosos, em breve, se não mudarem tendem a ficar sozinhos.

Vc, pode discordar ..... como eu também.
Porém, ao discordar, eu não tento impor meus pensamentos, como sendo verdade absoluta. Isso, vale como recíproca verdadeira.

douglas da mata disse...

Imbecil, cretino, há críticas e críticas...

Sua cantilena não reproduz discordâncias, que deveriam levar a um recíproco conhecimento dos interlocutores, mas apenas reproduz lugares-comuns, típicos de provocação barata...

Quando levam um pé no rabo, correm para fazer papel de vítima...

Cretinos como você não alteram meu controle, pois saiba: meu esporte predileto é dar esculachada em gente como você...isto me diverte...

Digo e repito, com o coração tranquilo, a alma leve e a coluna ereta: VÁ SE FUDER!

Anônimo disse...

Parabéns, Roberto, porque vc, sempre as defendeu,suas convicções políticas, com muito equilíbrio. Mas também, ao mesmo tempo sempre respeitou a opinião dos que são contrários a sua visão.

Fico pensando.... porque a grande maioria dos petistas, que sempre condenaram e com razão, a ditadura militar, por sua arrogância e pela censura a idéias contrárias aquele regime; hoje inaceitavelmente, depois que assumiram, o poder, se apresentam iguais, ou piores que os antigos ditadores militares.

Mais uma vez,parabéns, Roberto, porque sempre incentivou e possibilitou o diálogo e não somente o monólogo, como querem muitos petistas radicais, os antigos, conhecidos, tão bem de xiitas.

Com "aquele", não dá para dialogar. "Ele", não consegue debater, só parte para ofensas pessoais. É baixaria pura.Isso não acrescenta nada.