domingo, setembro 28, 2014

El País: "Dilma se aproxima de um segundo mandato alçando um voo final" e diz que "Marina se aproxima mais dos EUA"

A ampla matéria do jornal espanhol El País deste domingo, do jornalista Antonio Barca diz que a campanha se converteu numa montanha russa, mas que a presidenta Dilma voltou a liderar as pesquisas, uma reação surpreendente a uma semana do primeiro turno. (aqui)

Numa outra chamada da matéria, o jornalista Joan Faus, afirma que a candidatura de Marina (que eles chamam de Silva, como chamam Dilma de Roussef, sempre o primeiro sobrenome) aposta numa atitude mais próxima dos EUA. Diz ainda que o coordenador da campanha de Marina advoga que se faça esforços para um tratado comercial entre Washington e Brasília. (aqui)

Numa terceira parte o correspondente Juan Arias, sempre aliado às ideias do mercado diz que "o medo de perder o conquistado favorece a Dilma Roussef" e diz quase torcendo que o segundo turno é uma nova eleição com os concorrentes tendo as mesmas armas. (aqui)

De uma forma geral, observando ainda outros jornais da Europa, o sentimento que passa a uma semana da eleição é que a presidenta Dilma tende a ir para o seu segundo mandato, mesmo que os donos de jornais e os mercados pudessem ter uma outra opção. O fato de Marina ter se mostrado ao mundo quase adesista dos EUA, de outro lado, parece contrabalançar o lado europeu, onde o Brasil é cada vez mais bem visto e os brasileiros otimamente recebido.

Enfim, continuamos acompanhando.

Nenhum comentário: