quinta-feira, julho 31, 2014

Prefeito de SJB e a Prumo

O jornal online Quotidiano do boa praça, jornalista, Bruno Costa, informa que o prefeito Neco e sua equipe se reuniram com executivos da Prumo Logística S.A. (ex-LLX) que controla o Porto do Açu, na última quarta-feira, 31 de julho de 2014.

A matéria informa (veja aqui e foto ao lado) que a empresa atualizou o município sobre o andamento do empreendimento, mas, nada se refere aos problemas socioambientais que tem sido presenciado na região.
Foto do Paulo Pinheiro - Perfil do Facebook

A mais recente é a avanço do mar sobre a cista litorânea que mesmo que seja uma constante em determinadas épocas do ano na região, no Açu tem fortes indicativos de influência direta da instalação dos dois terminais T1 e T2.

O blog já tratou do assunto diversas vezes. (Aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) Numa delas foi exposto trechos do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) de um dos empreendimentos do Açu, que já previa a possibilidade deste problema no litoral ao sul do quebra-mar com redução da faixa de areia que deveria ter um programa de monitoramento permanente deste movimento e das correntes marinhas.
Foto postada no blog em 25-07-2014

A região desconhece a existência deste programa. Aliás, depois da crise de 2013, das empresas do grupo EBX muitos dos programas existentes foram desmobilizados ou suspensos.

A prefeitura é autoridade maior sobre a regulação do uso do solo e do interesse da comunidade e tem por obrigação arbitrar questões deste tipo e não apenas agir do lado do interesse econômico. A comunidade local espera outro tipo de atitude.

O blog, assim como fez ao tratar do tema, abre espaço para que a prefeitura através de seus gestores possa se manifestar sobre o tema. A conferir!

Parte do Rima da Unidade de Construção Naval (UCN)
da OSX junto ao T2 do Porto do Açu

Nenhum comentário: