quinta-feira, julho 31, 2014

Atividade industrial do Noroeste segundo a Firjan

A produção ficou abaixo da média histórica, mas perspectivas para os próximos seis meses são positivas, segundo Sondagem Econômica das empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Itaperuna: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre-Sai.

As indústrias do Noroeste Fluminense apresentaram retração do nível de atividade no segundo trimestre deste ano. De acordo com a Sondagem Econômica Regional, divulgada nesta quarta-feira, dia 30, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o “Volume de Produção” fechou em 43 pontos, acompanhado pelo “Volume de Empregos” com 48 pontos. Os dois indicadores ficaram abaixo de suas médias históricas – 46,5 e 48,9, respectivamente.

A pesquisa da FIRJAN varia de zero a cem. Os valores abaixo de 50 pontos indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento. Apesar da redução do nível de atividade, os “Estoques” caíram e fecharam o período abaixo do planejado, indicando que os empresários entrevistados superestimaram o recuo da demanda no trimestre.

Perspectivas são positivas para os próximos seis meses
Apesar do quadro desfavorável no nível de atividade e nas condições financeiras, os industriais da região Noroeste apresentaram boas perspectivas para os próximos seis meses. Esperam que a “Demanda por Produtos” aumente - expectativa que se deve, em parte, ao indicador de “Exportações”, que manteve o otimismo do trimestre anterior. Os empresários planejam ainda aumentar o “Número de Empregados” e a “Compra de Matéria-prima” nos próximos seis meses.
Fonte: Firjan Noroeste.

Nenhum comentário: