terça-feira, julho 29, 2014

Brasil recebe autorização para pesquisar fundo do mar - medida dá direito do país proteger 1,5 mil km

Já há quem chame a "Elevação do Rio Grande" como uma espécie de "pré-sal de minério". No sul, distante 3 mil quilômetros da costa brasileira já se constatou que nela há grande quantidade de diversos tipos de minério de extremo valor. A autorização para sua pesquisa dependia da análise de uma espécie de "Agência Internacional" ligada à ONU, chamada Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (IBSA).

A decisão de pesquisa e posterior exploração pode ser dada a qualquer país que apresente dados e projeto de exploração e não apenas aos que estão no litoral mais próximo, porque se situa além das 200 milhas náuticas (370 km). No caso específico da Elevação do Rio grande, já existia pesquisas e interesses dos EUA, Rússia e Alemanha.

A autorização da IBSA acaba dando outra garantia que se relaciona às nossas reservas do pré-sal do petróleo que a maioria dos técnicos prevê que vá além das 200 milhas. Com a autorização da IBSA, o país fica autorizado também a proteger os limites do litoral a uma distância de 1,5 mil quilômetros com uso de suas forças de defesa nacional.

Todos sabem que o mar é um espaço ainda pouco explorado pelo homem e pelo sistema capitalista que comanda a humanidade. O seu uso deve ser cuidadoso sob o ponto de vista ambiental. O Brasil que extrai há 40 anos petróleo em seu litoral sabe disto.

Agora, com as possibilidades se ampliando, os cuidados devem ser maiores e será preciso a formação de um contingente significativo de técnicos e órgãos de pesquisa para acompanhar este processo daqui para a frente.

O fato se juntado à questão do pré-sal do petróleo se transforma numa importante questão geopolítica que explica porque o Brasil é cada vez mais importante no tabuleiro da política mundial, neste momento de realinhamento pós mundo unipolar.

Enfim, confiram abaixo a matéria do Valor Online ontem (28/07) com detalhes sobre o assunto:

Nenhum comentário: