terça-feira, abril 02, 2013

O "X" da greve na Acciona nas obras do Açu é mesmo atraso de salário

Como foi detalhado na nota baixo, diversas são as reclamações e a pauta dos trabalhadores da empresa espanhola, Acciona, que atuam nas obras do Complexo do Açu. Porém, o "X" mesmo das manifestações nas estradas de acesso e da greve é mesmo o atraso de salário e dos pagamentos.

A indignação vem sendo ampliada pelos atrasos que já são corriqueiros e frequentes.

Impensável imaginar gestão de território, debate de planejamento e plano diretor, diante de questão tão básica quanto esta, que impacta socialmente trabalhadores e a comunidade, e ainda espanta a toda a nossa sociedade, que viu e não gostou deste filme, passado nos longos e tenebrosos anos da monocultura.

Parece que a modernidade seguiu para a pós-modernidade, sem ter propriamente abandonado as eras pretéritas de exploração.

O blog gostaria de ser informado do seu engano, para isto aguarda posição das empresas e das autoridades.

PS.: Atualizado às 15:54: A Acciona distribuiu aos funcionários que estão parados, um Comunicado prometendo soluções, para todas as reivindicações levantadas pelos trabalhadores:

1) "Identificar nesta semana todas as divergências sobre recebimento de salário e resolver no prazo de 10 dias";

2) "Criar 3 postos de atendimento de Recursos Humanos: Canteiro da LLX; Pacote B1 e B3 e Maquinaria";

3) "Plano de Saúde: "Entregar no prazo de 15 dias, todos os números e/ou cartões";

4) "Cartão de Alimentação: após identificação de pendências, entregas do cartão até o final do mês com valores corrigidos e retroativos".

5) "Informa ainda que até o dia 04/04 depositará crédito/pagamento no valor de R$ 300 com objetivação de antecipar possível regularização que acontecerá na semana de 8 a 13 de abril, tanto em aumento como desconto, conforme se identifique as divergências existentes".

6) "Além disso será creditado no pagamento de abril o reajuste da Convenção Coletiva de Trabalho retroativo a Fevereiro de 2013".

Comentário do blog: Sinceramente, eu não poderia nunca imaginar que uma empresa pudesse de público assumir de forma tão clara, a sua falta de organização, assim como o desrespeito à legislação trabalhista e aos direitos dos trabalhadores.

Com a palavra o Ministério do Trabalho e o Ministério Púbico do Trabalho e o grupo EBX como empresa contratante e responsável maior por esta realidade.

Está confirmada a reunião agora às 16 horas no Ministério do Trabalho em Campos com a participação de representantes da empresa Acciona, dos trabalhadores e do Sindicato.

PS.: Atualizado às 20:58: Do site de Notícias Ururau que informa que não houve acordo entre as partes na reunião desta tarde no Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) em Campos. Nova reunião foi marcada para manhã às 14 horas também no MTE

Para os leitores sentirem a divergência vejam nas falas das partes,o que está dito e o que está nas entrelinhas. Do representante da empresa Leandro Costa:

"É importante frisar que muitas coisas ditas por eles, não são verdadeiras como: atraso de salário”, afirmou o advogado explicando:

“O que existe, na verdade, é que houve um erro no apontamento das horas extras de diversos trabalhadores. E quando o salário for pago, as horas extras serão incorporadas com os salários daquele mês. Na próxima quinta-feira (11/04) estaremos efetuando o pagamento desses profissionais”.

Com relação ao plano de saúde, o advogado disse que a reivindicação dos funcionários é de que o benefício seja extensivo para a família. “Para que isso seja feito é necessário realizar um estudo econômico em torno disso. E outra, eles só tem o plano de saúde descontado a partir do momento em que fazem uso do mesmo. O erro está porque eles não receberam o cartão ainda. Mas, se não estão usando, obviamente que não está sendo descontado."

Do presidente do Sindicato de Trabalhadores José Eulálio:

"Não houve negociação e a situação [greve e bloqueio da entrada do Complexo] vai permanecer do jeito que está. “Existem 25 notificações que estão perdurando desde janeiro e eles alegaram que não sabiam de absolutamente nada. Já houve duas reuniões dentro do sindicato e mais essa aqui, e eles não sabem de nada. É uma brincadeira com os trabalhadores e com a gente”, lamentou o presidente afirmando que se não houver acordo entre as partes a pista ficará fechada e a greve continuará por tempo indeterminado.

Indignado, um dos funcionários que esteve presente durante o encontro, o auxiliar técnico de segurança do trabalho, Leandro Fiocchi, disse que mais uma vez a empresa foi negligente e irresponsável para com os trabalhadores"
.

O blog volta a dizer que está impressionado com o amadorismo, com a falta de profissionalismo da empresa  e com a situação em que os trabalhadores foram expostos até ecoar nesta manifestação. Seria interessante ouvir qual a posição da contratante, o grupo EBX, diante deste quadro.

12 comentários:

Anônimo disse...

desrespeito e falta de punição por parte do ministerio do trabalho, essa empresas como a Acciona entra no nosso pais e são tão robalheiras com muitas outras do nosso pais, quem paga e sempre o pobre trabalhadores que até o seu pobre salário tem que fazer greve para receber e as autoridades competentes estão dando mole.

douglas da mata disse...

Roberto, eu fico imaginando se os problemas fossem em alguma instância governamental, ou em alguma relação de empresa estatal com seus empregados?

Não que violações sejam mais ou menos desculpáveis de acordo com o vínculo empregatício(público ou privado). Em ambas as situações são abomináveis.

Mas se nas empresas privadas, onde o eixo decisório é tido como mais rápido, e onde não há as injunções políticas e partidárias (que os midiotas reclamam tanto), e este, inclusive, é argumento deles para a privatização e terceirização de TUDO, qual é o motivo para tanta e tão reiterada incompetência?

Talvez a pergunta certa seja: o que significa esta incompetência?

Mais um boa dose de realidade capitalista para ensinar aos fanáticos do deus-mercado!

É a política estúpidos, é a política!

Anônimo disse...

grandes empresas .. grandes problemas ... tudo pode ser contornado !!! calma meu povo, a Acciona vai corrigir os erros !!!

douglas da mata disse...

Erro no c...dos outros é sempre refresco!

Ué, pensei que a lógica do capitalismo fosse: grandes empresas, grandes soluções!

É, vai ver que tudo pode ser contornado, inclusive a verdade!

Anônimo disse...

Muitos já falaram aqui: cuidado com as empresas transitórias. Vem e vão ao sabor dos contratos.
Imagine se estes "erros" fossem no final do contrato...

O olho que tudo vê disse...

Daí se entende porque a Espanha foi à bancarrota... A empresa Acciona é uma das grandes d'aquelas bandas.

George AFG disse...

A Acciona está mentindo, a alguns meses eles vem depositando com erros crassos os salários dos trabalhadores MESMO que com o horário devidamente apontado, a tentativa de seus representantes é jogar a INCOMPETÊNCIA (dinheiro não falta) de seu setor de RH nos proprios trabalhadores da frente de obra (apontadores): Vejam o relato dos proprios trabalhadores sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=ZSLPFwhKtgM&feature=youtu.be

Anônimo disse...

Acabei de ver o vídeo e olha...nunca tinha visto tamanha desorganização trabalhista. Onde está o RH desta empresa ? Esses trabalhadores deveriam processar a Acciona e a EBX, já que é a tomadora do serviço, entrar com uma rescisão indireta e receber todos os direitos na justiça, com indenização por danos morais, multa do Fgts e tudo mais, pra essa empresa aprender. Palhaçada com o trabalhador! Ela deveria ser multada.

Anônimo disse...

Será que existe fiscalização por parte do Ministério do Trabalho? Tanto com os trabalhadores da Acciona quanto com os motoristas das empresas (1001, Opção, Absolut BK, Macaense, etc, etc...) que transportam estes trabalhadores, pelo que sabemos saem de madrugada de casa e só retornam à noite, estão recebendo hora extra, adconal noturno, alimentação adequada, plano de saúde, descanso semanal correto (já que trabalham de segunda a sábado) está tudo correto? Penso que não, ouvmos mutas queixas desses profissionais, mas...onde está o Sindicato deles???

Anônimo disse...

bom dia a todos

Sera que a vida social de voceis e tao organizada ??
Esta empresa Acciona já investe no Brasil ha mais de 8 anos e poque que so aqui no porto do açu esta tendo este problema ,sera que o problema e ela?
ou seu cliente?porque ela depende dele para receber e depois pagar ,pela noticias que sai em jornais e revista por ai eu não vejo que a coisa vai muito bem com ele!!! , já sabemos que as criticas existem mas temos que saber analisarlas antes de criticar, e muito fácil fazer e ler uma critica para ser comentada .
Nao estou aqui para defender a ninguém e tao pouco julgar ,vamos ver daqui a 8 anos quando este porto começar não sei gerar 8 mil postos de trabalho ou mais ,se os seus filhos(a) ou netos(a)vão estar reclamando ou ate você mesmo...
Ja ia me esquecendo ,vamos ver quando comece as copa de confedreraçoes e copa do mundo e etc na capital Maravilhosa ,como voceis do blog vao se comportar...

um comontario de um Anonimo

douglas da mata disse...

E o nível, pelo que lemos do que nos foi enviado às 08:12 AM, continua a cair.

Bom, se eu me propuser a fazer algo, tenho que estar minimamente organizado, e no mais: um erro justificaria o outro?

Que tipo de idiota compara um investimento de escala com a vida pessoal de alguém?

Quem sabe a culpa é dos trabalhadores que estão sem salários, sem alojamentos dignos, enfim, sem nada?

Unknown disse...

sou cipeiro nesta empresa estou a mais de 3 meses de castigo no vestiario da empresa por tentar defender os trabalhadores ja fui ao ministerio do trabalho e sindicato e eles não fazen nada estou sendo humilhado por ser um cipeiro ativo os outros cipeiro que naõ bate de frente com eles foram todos classificados e eu estou a 3 meses sentado em um banco sem poder trabalhar é uma humilhação muito grande me ajudem por favor!!!!!!!!!!