quinta-feira, setembro 19, 2013

Lula gigante aparece morta no Açu

O blog recebeu agora pela manhã diversas fotos desta lula gigante que apareceu morta hoje pela manhã na Praia do Açu. Ela deve ter sido colocada para fora do mar durante a maré alta durante a noite.

A lula morta foi localizada, quase em frente ao bar do "Zé dos Patos", recentemente destruído pelo avanço do mar, identificado este ano, aparentemente, em maior proporção do que nos anos anteriores.

No corpo ela está com sinais de ter sido provavelmente atingida por embarcação, muito provavelmente, pelas dragas que estão atuando naquela região, onde está sendo construído o Porto do Açu.

























22 comentários:

Anônimo disse...

Como diz o Zé Simão, é o país da piada pronta.
Lula nadou, nadou e morreu na praia. Vítima da sua maior aposta no ramo empresarial.

Angelica Rangel disse...

Prezado Sr. Roberto, saiba que tenho um Blog parecido com o seu aqui no meu Município Aracruz no ES. Acompanho suas postagens pois nossos problemas são muito parecidos. Aqui estamos recebendo o boom do tal chamado pelos investidores de progresso e desenvolvimento. Estão sendo implantados empreedimentos como Jurong, Porto da Imetame, Porto da Nutripetro, UFNIV da Petrobrás, entre outros, mas claro como sempre nossa cidade não está adequada para receber tais empreedimentos. A população sofre com os prejuízos causados na área direta e na indireta. No meu Blog coloco informações que envolvem minha comunidade que tanto amo. Participo ativamente como cidadã em minha comunidade, buscando participar das reuniões, audiências públicas e tudo mais que for possível para levar as informações aos moradores. Parabenizo-o por suas postagens e sou uma admiradora de seu trabalho.

Roberto Moraes disse...

Cara Angélica,

Dei uma rápida visitada no seu blog e é sempre interessante observar como muitos problemas são comuns às cidades e regiões.

Gostaria de saber mais sobre estes projetos que tenho informações muito por alto.

Interessante ainda observar como se pode construir uma rede de contatos para trocar informações e dividir análises.

Abs.

Anônimo disse...

Roberto, vc que acompanha o Açu. Isto pode te interessar...http://www.sjbonline.com.br/noticias/agricultor-pede-indenizacao-milionaria-devido-a-salinizacao-na-regiao-do-acu

Sítio Casarão disse...

Muito preocupante a implantação de grandes portos em áreas que poderiam ser desenvolvidas pormeio da indústria do turismo que, de certa forma, gera emprego e renda preservando e explorando as riquezas naturais sem agredir e interferir drasticamente no meio ambiente. Como informou Angélica Rangel, o nosso Estado demonstra a preocupação de atrair a implantação de vários portos o que nos preocupa tendo em vista que,caso sejam aprovados, a cada 40 quilômetros teremos um porto ou seja: ficaremos literalmente a ver navios em nosso belo litoral além dos riscos ambientais que podem causar.

Anônimo disse...

Lulas existem aos montes pelos oceanos da Terra. Essa que apareceu no Açu deve ter vivido bastante, pelo tamanho que atingiu. Infelizmente, o progresso acarreta esse tipo de coisa, não dá para evitar todos as consequências geradas pelo desenvolvimento. Por isso que se deve sempre buscar um desenvolvimento sustentável, gerar desenvolvimento e, dentro do possível, evitar danos à natureza. Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos.

Jací Borrow disse...

Que boberada danada: Cabrunco sô!

Se fosse uma lula anã que viesse a aparecer morta no Açu, isso nem seria noticiado.

Como foi uma lula gigante: vira matéria jornalística.

Eta mundo megalomaníaco!

Cabrunco sô!

Anônimo disse...

Ademã se o Porto acarreta prejuízo social e ambiental ou desenvolvimento, acho,no mínimo, leviano dizer que o animal provavelmente foi atingido pelas dragas que fazem a dragagem do canal, principalmente por se tratar de um animal que não vive na costa e sim em águas profundas. Só acho...

Anônimo disse...

pensei que tivesse sido o político...

Anônimo disse...

Manchete dos jornais de amanhã:

LULA MORRE NO AÇU!

Os petistas vão enlouquecer, achando que o apedeuta morreu...

Anônimo disse...

Estão preocupadinhos com a lula que morreu?

Deveriam se preocupar é com a miséria que impera no Norte Fluminense.

O Norte Fluminense precisa de empregos!!!!!! Para isso, é necessário investimentos.

No Brasil agora é assim. A vida de aranhas, sapos, peixes, borboletas, lagartixas, papafumos etc, valem mais do que a vida humana. O ferrado, o desempregado é que se dane?

Anônimo disse...

os mesmos que argumentam que as empresas praticam responsabilidade social e ambiental, agora dizem que vale tudo com ou sem responsabilidade... e sem eficiência...

Anônimo disse...

ta mais para baleia se fosse lula tinha povo junto kkkkkkk

para os antipetistas que não dormem kkkk sonhando com o molusco que desbancou o príncipe que entregou as teles para os gringos kkkk

Anônimo disse...

Pois é, as lulas tb morrem, elas não são imortais! E essa aí pelo tamanho, viveu bastante.

Anônimo disse...

Meus caro
só queria informar a vocês que isso não se trata de uma lula gigante, e sim de um pedaço de uma baleia JUBARTE juvenil que foi morta no Espirito Santo e maré trouxe ate aqui!
um abraço!

Anônimo disse...

Acertou então o anônimo das 6h30min

Anônimo disse...

Bola fora Roberto!

Bola fora!

Anônimo disse...

Ninguém olhavá pra essa terra de ninguém "AÇU" .Agora fica um cambada protetora do meio ambiente querendo defender uma terra q ninguém olhava à dez anos atrás.
Vão protestar contra a Petrobras a maior poluidora do ambiente marinho.

Anônimo disse...

Deixa o povo trabalhar!!!

Precisamos de investimentos, investimentos, empregos, empregos!!!!

Quem garante que essa lula (ou baleia)não morreu lá no Rio Grande do Sul e seus restos mortais vieram parar aqui? E se morreu na costa africana? E se morreu lá na Antártida? etc etc etc

E mesmo que tenha sido aqui,o que fazer? Como disseram, não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos.

Anônimo disse...

Olá Roberto, você teria mais alguma informação sobre esse animal que encalhou na praia do Açu? Pergunto pq sou biólogo e trabalho com moluscos há mais de 20 anos e ,sinceramente no acredito que esse animal seja uma lula, pois uma lula não teria esse aspecto roliço uma vez que não tem ossos. Eu arriscaria a dizer que o animal da foto é uma baleia em adiantado estado de decomposição. Abraço, Paulo Márcio

Roberto Moraes disse...

Caro Paulo,

Tentarei saber sobre o destino dado ao animal. Pouco ou nada sei sobre a fauna marinha. É possível que possa ser os restos de uma baleia, até por isto seria interessante uma análise de um estudioso do tema.

Já ouvi de outras pessoas que lulas de grande porte são foram vistas naquela região e até pescadas. Outros negam esta possbilidadade.

Anônimo disse...

Pergunta a aristides sofiatti ele sabe tudo..