quarta-feira, abril 17, 2013

Mais sobre as demissões na OSX

Ontem, este blogueiro recebeu uma ligação de um membro da assessoria de imprensa da EBX (ou de uma das empresas do grupo) para falar sobre a nota "Novas demissões no Açu" postadas aqui neste espaço.

A Assessoria de Imprensa nega que o número de demitidos da OSX seja 200. Diz também que o número correto é mesmo de 80 demissões.

Sobre a área dos demitidos não soube precisar, mas, informou que não seriam de gerentes ligados a área ambiental e de gestão dos impactos sociais dos empreendimentos do Complexo do Açu previstas no licenciamento ambiental.

O blog contra-argumentou que teve acesso a comunicações destes ex-gestores destes setores que se despediam de pessoas da região e informavam sobre desligamento da empresa. Sobre a área de atuação dos demitidos a assessoria não informou.

O blog questionou ainda sobre as demissões nas empresas contratadas da OSX. A Assessoria disse que só poderia responder pela empresa. O blog então indagou sobre mudança nos contratos da OSX com estas empresas, já que segundo o blog apurou, a mudança nos contratos com estas terceirizadas é que estavam determinando novas demissões. A assessoria ficou também de buscar novas repostas.

O blog insistiu em indagar por que o contrato feito com a ARG para atuar nas obras do estaleiro teria sido reduzido de R$ 200 milhões para R$ 70 milhões.

Ainda sobre os contratos com as empresas terceirizadas para as obras de implantação do estaleiro, o blog indagou que tinha informações de que trabalhadores estariam sendo desviados das obras do estaleiro, para as obras do terminal TX-1 do Porto. A pergunta direcionada a assessoria de imprensa foi se a informação procedia? Se procedia, a nova pergunta então era se o fato se devia à pressão da Anglo American que questionou há pouco tempo, publicamente, sobre a mudança do projeto original do Porto do Açu, com alteração do estabelecido no contrato que previa o porto para exportação de minério, com novo direcionamento para a área de apoio à exploração de petróleo offshore.

O blog também quis saber para informar a seus leitores, que a OSX insiste em dizer que a redução de empregados é para adequar sua força de trabalho à sua carteira de pedidos do estaleiro. Então, o que se deduz é que esta carteira de pedidos, ou foi modificada com pedidos de construção de plataformas e FPSOs suspensos, ou teve os seus prazos alongados. Se isto não ocorreu é porque a empresa está com problemas para a implantação do próprio estaleiro.

O blog também indagou se estas mudanças e "adequações" como a empresa chama as demissões, teria relação com a entrada na gestão da EBX, do Banco BTG Pactual. A assessoria também não soube informar e ficou de retornar.

Desta forma, o blog aguarda as informações para publicar neste espaço.

Nenhum comentário: