quinta-feira, abril 25, 2013

Desabafo e distência de professor da rede pública de MG

Ainda na linha sobre Educação, o blogueiro teve acesso e julga que vale ler a carta, que percorre as redes sociais, de autoria do professor mineiro Juvenal Silva Gomes reclamando das condições oferecidas para o exercício da profissão que justificaram sua demissão:

DESISTI DE SER PROFESSOR DO ESTADO

Hoje tive o dia mais triste como professor. Não estou me referindo a nenhuma indisciplina ou necessariamente a baixo rendimento escolar de meus alunos. SOLICITEI A MINHA DISPENSA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS e fui surpreendido pelos meus alunos.

Como sou muito exigente, muitas vezes coloco fardos pesados sobre meus alunos. Acreditava que a minha saída na transição dos bimestres seria encarada apenas como mais uma das tantas mudanças corriqueiras que ocorrem na Escola. Estava enganado. Fui surpreendido pelo choro mais desolador que já vi em toda a minha vida. Minha maior tristeza foi pensar que eu poderia ser responsável por esse choro. Jamais pensei que meus ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS fossem chorar por minha saída. Preocupado com o que eu diria para eles como motivo, preferi a verdade. ESTOU SAINDO PORQUE NÃO CONSIGO ME SUSTENTAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Como são crianças, muitas não entenderam o que eu queria dizer e me responderam novamente com o choro mais desolador que já vi ou causei em toda a minha vida. “PROFESSOR NÃO NOS ABANDONE”! A criança não entende a opção que nós professores fazemos quando abandonamos a sala de aula. Uma de minhas alunas gritou: “Vou me mudar para a escola onde o senhor vai continuar como professor”. Nessa hora engasguei o choro e me perguntei como poderia ser isso? Se a maioria de nós no Brasil e na REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS não dispomos de recursos para bancar o ensino privado. Algumas crianças se puseram na porta e tentavam impedir minha saída, sem palavras e assustado com o choro e o pedido de que não as “abandonasse”, restou-me recolher na solidão de meu objetivo racional e deixar a sala com crianças chorosas como nunca vi a se despedirem com o olhar que jamais esquecerei, do professor que NÃO CONSEGUIU SE SUSTENTAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.

Eu poderia recolher-me na vaidade, em pensar que sou um bom professor e que vou conseguir o melhor para mim. Entretanto, sei que hoje a exemplo do que ocorreu comigo,DEZENAS DE OUTROS PROFESSORES DEIXARAM A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS POR NÃO CONSEGUIREM SE SUSTENTAR, ASSIM COMO TAMBÉM DEZENAS DE CRIANÇAS CHORARAM AO SE DESPEDIREM DE SEUS PROFESSORES. Resta-me na revolta implorar a todos os mineiros e brasileiros que lerem essa carta. PELO AMOR DE DEUS! NÃO ACREDITEM NA EDUCAÇÃO FAZ DE CONTA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS. O ESTADO FAZ DE CONTA QUE REMUNERA SEUS PROFESSORES, PROFESSORES INFELIZMENTE FAZEM DE CONTA QUE ENSINAM, ALUNOS FAZEM DE CONTA QUE APRENDEM E ATORES GLOBAIS FAZEM DE CONTA QUE FALAM DA MELHOR EDUCAÇÃO DO PAÍS. O episódio dessa carta ocorreu NO DIA 18 DE ABRIL DE 2013 NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO EM BELO HORIZONTE. Infelizmente ocorreu também em dezenas de Escolas do Estado de Minas Gerais. ENQUANTO O GOVERNO DE MINAS PAGA MILHARES DE REIAIS A ATORES GLOBAIS PARA MENTIREM SOBRE A EDUCAÇÃO NO HORÁRIO NOBRE, NOSSAS CRIANÇAS CHORAM OS SEUS PROFESSORES QUE ESTÃO SAINDO PORQUE NÃO CONSEGUEM MAIS SE SUSTENTAR NO ESTADO.

Prof. Juvenal Lima Gomes

EX-PROFESSOR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS

5 comentários:

carlinhos j.carioca disse...

Isso é muito comovente e sério!Infelizmente,isso ocorre em grande parte do País,talvez em todo.Posso falar da cidade em que nasci e vivo a mais de 60 anos,que afinal é a última no IDEB,e ca pra nos uma cidade com grandes recursos.Ele citou os atores globais,que afinal são artistas e estão defendendo o seu dindin.Mas e aqui em Campos,onde shows contratados desordenadamente,obras desnecessárias e mal planejadas(que são destruidas antes de seu término os quiosques),esse carnaval ridículo "fora de época",que vai consumir grande parte dos royalties.Mas e a educação qual é o verdadeiro "investimento",não digo uma simples "liberação de verbas",como vem ocorrendo,mas sim,CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES CONCURSADOS,BONS SALÁRIOS,QUALIFICAÇÃO E VERDADEIROS DIRETORE(sem indicações politicas) APOIO COM MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA UM FUNCIONAMENTO DECENTE DE UMA ESCOLA OU CRECHE,ACHO QUE SERIA POR AÌ,NO MAIS,SÃO AÇÕES POLITICAS

Anônimo disse...

Assim também ocorre muito próximo de nós, no município de São Francisco de itabapoana, no qual os professores ganham um salário de 678 reais.
O prefeito Pedrinho Cherene ainda disse, em reunião com o sindicato, que a lei do piso para os professores não conteplava o Estado do Rio de Janeiro e, portanto, o município não estaria incluído nesta lei.
Roberto Moraes, desse salário, muitos profesores têm que tirar aproximadamente 200 reais para pagar a passagem, pois muitos são de Campos dos Goytacazes e os que aqui moram têm que pagar entre 3,00 e 2,00 reais para chegarem às suas escolas.
É ou não é uma covardia com os professores e com a educação de nossas crianças???

Anônimo disse...

Isso não ocorre apenas com professores da rede pública, mas com jornalistas, biólogos, fisioterapeutas, psicólogos, advogados, etc. Trabalho na área offshore e isso é cada vez uma realidade aqui em cima. Estão migrando cada vez mais profissionais com ensino superior e pós graduados para a área técnica offshore, onde é melhor remunerado. Já vi até biólogo trabalhando na lavanderia aqui. Ambrem-se muitas faculdades no Brasil, cria-se muitas expectativas e o mercado não tem condição de absorver todos os profissionais e quando absorve paga-se muito mal.

Vitor Soares

Anônimo disse...

Essa foi pra sacanear com o Aécio ? Já estão preparando as pedras para atirarem no Aécio ?

Anônimo disse...

Acredito que para formação de todas as profissões devem estes passarem um tempo como professores para verem a realidade...Como podem criticar algo que desconhecem?
Hoje vi uma jornalista dizendo, é ferias, os pais não sabem mais o que fazer com as crianças!!! Nao sabem?
Imagine o professor com mais de 30 alunos em sala, responsavel por cada um, saude fisica e mental, alem do aprendizado cobrado que nem uma meta de empresa....para ganhar pouco mais de mil reais.... é logico que ta ruim pra todas as profissoes , porem a profissao que forma todas é esta, e se continuar assim quem vai ensinar????? O perfil que aceitar poderá ser o menos instruido e ai meu caro amigo socorrroooo!!!!! Quem irá ensinar seus filhos? Esta é pra todos levantar a bandeira, deixarmos de sermos egoistas e lutar lado a lado com professor para uma educação de qualidade..