sexta-feira, abril 26, 2013

"Os municípios devem pensar projetos de forma regionalizada"

No 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, evento promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado na quarta-feira em Brasília, representantes da administração Dilma Roussef, reforçaram a orientação para que os prefeitos realizem parcerias com os demais gestores de suas regiões.

O governo federal está estimulando maior eficiência nas compras públicas ao formar consórcios e que desenvolvam políticas comuns nas áreas de transportes e combates a enchentes, por exemplo.

Os recados foram dados pela ministra do Planejamento Miriam Belchior, e pelo sub-chefe de Assuntos Federativos da Secretarias de Relações Institucionais da Presidência, Olavo Noleto. Ambos insistiram que os prefeitos cooperam pouco e deveriam "pensar projetos de forma regionalizada".

A ministra Belchior disse ainda que "a metropolização de nosso país exige uma postura diferenciada. As prefeituras devem preservar suas receitas  próprias para a rea de ações que não têm financiamento federal específicos".

Esta integração e visão regional no planejamento e na execução de políticas públicas nas diversas áreas é um tema recorrentemente defendido por este blog, desde seu início, há quase nove anos.

Os municípios se transformaram em autarquias autônomas e a maioria dos gestores só pensam o seu território e sua população, sem perceber que diversos (talvez, a maioria) problemas dos seus munícipes, poderiam encontrar melhor solução de forma consorciada e regionalmente, do que individualizada como é a regra.

Isto não se dá por acaso, mas, também, na maioria das vezes, por conta dos embates dos grupos que se articulam, aí sim de forma integrada e regional para disputar o poder. Querem um exemplo? Vejam o caso de Campos e SJB.

Infelizmente, pensar projetos regionalmente é muito diferente do que temos assistido em nossos ricos (pobres) municípios petrorrentistas de nossa região. Ainda há tempo, no início do mandato, de iniciar, pelo menos algumas ações integradas e regionais.

Nenhum comentário: