quarta-feira, setembro 04, 2013

JB divulga relatório da LLX que trata da salinidade na água e solo no Açu

Abaixo a matéria do site do Jornal do Brasil. Mais detalhes você pode ver aqui.

"Porto do Açu: salinidade na água persiste, segundo relatório da LLX"
"Documento vazado por fontes da empresa desmente versão que salinidade na água está sanada"
"Jornal do Brasil - Cláudia Freitas"

"Depois das declarações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e das empresas OSX e LLX, do grupo empresarial de Eike Batista, garantindo que os impactos ambientais causados por uma falha técnica ocorrida durante as perfurações e extração de sal nas obras do Complexo Porto do Açu, no final do ano passado, já foram revertidos no município norte fluminense de São João da Barra, o Jornal do Brasil teve acesso a um documento que comprova que a contaminação ainda prejudica as propriedades na região. O relatório entregue por uma fonte interna da LLX ao JB contém um estudo técnico atual e detalhado do solo e da água da região, concluindo que os efeitos do desastre ambiental persistem.

O acidente ambiental ocorreu no ano passado, quando um dos tanques de transferência da empresa LLX apresentou uma falha técnica durante as perfurações e extração do sal para a construção do porto idealizado por Eike Batista. O problema provocou um derrame de água salgada que atingiu córregos, rios e propriedades dos pequenos agricultores, que denunciaram o caso ao Inea. Procurado pelo JB, o Inea garantiu que monitora o rio Quitingute, afetado pelo derrame, de 15 em 15 dias e a empresa OSX envia semanalmente os resultados do controle de águas superficiais e, mensalmente, de águas subterrâneas. O Inea afirmou através de nota, que todos os resultados atuais apontam que os níveis de salinidade retornaram ao padrão normal no rio Quitingute, em torno de 0,2% de salinidade. “A contaminação da área já foi solucionada”, diz a nota. O Inea ressaltou ainda que quer levantar os danos que podem ter ocorrido na época do acidente e se algum pode ter persistido até hoje.
No entanto, o relatório entregue pela fonte da LLX com uma pesquisa de campo, contratada pela própria LLX ao Instituto Federal Fluminense (IFF), constata que em mais de 10% das propriedades avaliadas a água está fora dos padrões normais para fins de irrigação. O intuito da pesquisa foi avaliar os impactos ambientais causados pelo empreendimento. Os estudos foram realizados com amostras de solo e água das propriedades atingidas no acidente e colhidas por pesquisadores do IFF, encaminhadas para o laboratório do Centro de Tecnologia Agrícola (Campo). O documento sigiloso e não divulgado foi denominado pelas partes contratadas como “Análise situacional dos produtores rurais ao longo do Canal Quitingute (Microbacia do Rio Doce, São João da Barra, RJ), como subsídio a análise do eventual impacto na agricultura decorrente de alterações de salinidade pontual e transitória do referido canal”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Professor: Atualmente, existe ou não existe salinidade no Açu?
Devo registrar que a pergunta refere-se à salinidade excessiva verificada pela UENF há alguns meses. Não me refiro à salinidade histórica do lugar...

Roberto Moraes disse...

Há que se apurar a atual situação da salinidade da água e do solo.

Os próprios empreendedores admitiram erro no escoamento das águas que vieram junto da dragagem.

Medições de águas mais recentes teriam indicado a redução do problema. Agora novas investigações indicariam que os problemas prosseguem.

Seria oportuno um aprofundamento destas análises de água e solo.

De qualquer forma há que se indenizar os atingidos.

Anônimo disse...

É oportuna a cautela do blog com os termos "teriam indicado" e "indicariam". Mas se não há salinidade o blog "requentou" uma notícia de JB? É isso?

Roberto Moraes disse...

Este tipo de argumento "requentou" é próprio de quem não gosta da informação.

O fato é que a questão da salinidade ainda ainda suscita discussões e dúvidas, sobre sua amplitude, danos e ressarcimento sobre prejudicados.

Portanto assunto merece ser tratado, informado e debatido.

Anônimo disse...

Com dados né?