quarta-feira, setembro 04, 2013

Mais um indicador sobre desenvolvimento social

A informação é do Valor Online:


Brasil é país dos BRICS mais avançado 


socialmente

Por Valor
SÃO PAULO  -  O Brasil é o mais avançado socialmente entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), de acordo com o Índice de Progresso Social, lançado hoje. Entre os países da América Latina, o BRasil fica na terceira colocação, atrás de Chile e Argentina.
O Índice de Progresso Social classifica 50 países por seu desempenho social e ambiental e foi desenvolvido pelo professor da Harvard Business School Michael E. Porter, e pela instituição Social Progress Imperative. Em vez de indicadores econômicos, a pesquisa leva em conta resultados sociais e ambientais para medir o progresso de um país.
Entre as 50 nações analisadas, o Brasil ficou em 18º lugar, atrás do Chile (14º) e da Argentina (15º), mas na frente de China (32º), Rússia (33º), Índia (43º), e África do Sul (39º).
O índice analisou dados de 52 fontes, agrupadas em três categorias principais (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos de Bem-Estar e Oportunidades). Com base nesses critérios, o levantamento concluiu que os maiores desafios para o Brasil no momento são melhorar a segurança pública, quesito no qual o país está em 45º lugar na lista de 50, e os direitos femininos - o respeito à mulher ficou em 43º lugar.
O país também precisa centrar esforços no aprimoramento do acesso ao ensino superior (33º lugar) e da qualidade da saúde (31º lugar); na melhora das necessidades humanas básicas (30º lugar) e da sustentabilidade do ecossistema (21º lugar).
A Suécia é o país mais avançado socialmente, de acordo com o índice, seguida da Grã-Bretanha, Suíça, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Japão.

Um comentário:

carlos disse...

Boa noite!

Esses é um dos motivos que estamos sendo vigiados pelos EUA. Eles sabem que temos potêncial para ser tão desenvolvidos quanto eles ou mais!Basta acabar com a corrupção e a politicagem que ainda existe em nosso país.E sobre tudo, dar fim a desigualdade social, principalmente.