quinta-feira, setembro 03, 2015

Erosão do mar no Açu se intensifica

É como dizia um dos ditados lembrado pela minha avó Maroca: "além de queda, coice". Além dos problemas dos desapropriados de terra, a comunidade do entorno do porto no Açu sofre também com a rosão do mar sobre o balneário.

O anúncio da Capitania dos Portos de que o litoral da região seria mais castigado hoje, por conta da ressaca, intensifica o problema da erosão no mar do Açu.

Cada vez fica mais evidente que o problema da construção da ponte do terminal 1, e especialmente, a construção dos quebra-mares do terminal do 2 mexeu com a movimentação de areia naquele espaço.

A intervenção do projeto naquele litoral tirou a areia em frente ao balneário, onde está a maioria dos domicílios da localidade, levando para junto das pedras do quebra-mar do terminal 2.

A comunidade está sobressaltada porque sabe que onde estão as casas é um lugar baixo e vai até a Lagoa do Salgado. A passagem das águas sobre a avenida beira-mar, onde já retirou quase todo o calçamento de paralelepípedo leva ao grande risco de atingir toda a comunidade.

Veja imagem de hoje da avenida beira mar já completamente erodida. A imagem abaixo para efeito de comparação foi feita há apenas uma semana. É de impressionar como o mar está levando toda a areia desta parte da praia que é a última que faltava ser atingida pelo mar nestes últimos dois anos:

























PS.: Atualizado foto feita hoje às 17:45: a maré volta a subir agora e preocupa a população do Açu:






Abaixo veja também reportagem da InterTV que foi ao ar no RJ TV à noite mostrando imagens e depoimentos dos moradores:



PS.: Atualizado às 17:12: para corrigir pequeno trechos truncados na redação.

Nenhum comentário: