terça-feira, setembro 01, 2015

Mais descoberta de petróleo offshore no mundo: agora no Egito

A petrolífera italiana Eni informou no domingo ao mercado a descoberta de uma reserva gigante de gás natural a cerca de 80 milhas da costa do Egito, considerada a maior descoberta já registrada no Mar Mediterrâneo.

A reserva foi estimada em 30 trilhões de m³ ou 5,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) localizada numa área de cerca de 100 quilômetros quadrados, a 1.450 metros de profundidade.

Esta descoberta se confirmada as estimativas passa a fazer parte da lista das dez maiores descobertas de campos petrolíferos desde 2008, passando a ser a oitava. 

É oportuno recordar que das dez maiores descobertas desde 2008, o Brasil possui seis, entre elas, as três maiores: Franco (21,3 bilhões; Libra 18 bilhões e Iara 17 bilhões).

Mesmo com a crise do baixo preço do petróleo as reservas continuam sendo contabilizadas mundo afora. As descobertas seguidas de petróleo no mar para além do litoral brasileiro, africano, Golfo do México e Mar do Norte parecem evidenciar uma tendência. 

Bacias e reservas de petróleo seguem sendo encontradas no Mar Cáspio, Mar de Barents, Mar da China, Mar Vermelho e Mar do Japão, além desta descoberta da ENI no Mar Mediterrâneo em área do Egito. 

Alguns técnicos brasileiros que aprenderam a atuar na exploração offshore no litoral brasileiro, passaram a ser recrutados, como "global-workes" do setor de petróleo pelo mundo, especialmente no trabalho de perfuração em sondas. 

Fato é que a ENI está fazendo um grande alvoroço com sua descoberta, enquanto nossos campos offshores, descobertos pela Petrobras parecem ter sido esquecido em importância.

Nenhum comentário: