quinta-feira, setembro 10, 2015

Artigo científico na "Espaço e Economia", a Revista Brasileira de Geografia Econômica

Já falei aqui sobre esta revista e noticiei sobre edições anteriores. Agora acaba de sair o volume 6 da Espaço e Economia. Para os que se interessam por textos acadêmicos, aproveito para uma divulgação sobre um artigo de minha autoria, que título e subtítulo gigantescos (sic):

"A ampliação da fronteira de exploração petrolífera no Brasil é parte da geopolítica da energia: oportunidades e riscos de inserção global em meio às novas territorialidades regionais e ao desafio da abundância na economia dos royalties no Estado do Rio de Janeiro"

O artigo pode ser lido digitalmente aqui. E copiado (download) aqui.

Eu apresentei o artigo para abrir o texto desta forma: 

"Constituída pelos setores extrativos, de infraestrutura e de indústria de transformação, a tríade petróleo-porto-indústria naval (arrastada pela primeira) ampliou enormemente sua relevância na política de desenvolvimento brasileiro, com significativa repercussão sobre o território fluminense e, em especial, com maior integração entre as regiões Metropolitana, Baixadas Litorâneas e Norte Fluminense. A partir do aumento da exploração de petróleo no litoral, sobretudo após o início da exploração das reservas do Pré-sal, novas bases operacionais (upstream e downstream) foram instaladas sobre o território, inserindo estas regiões na economia global e criando articulações com a geopolítica da energia. O presente artigo descreve o processo histórico de constituição deste fenômeno, levanta e organiza considerável base de dados relativos à tríade acima mencionada e interpreta as novas territorialidades econômicas entre Niterói e São João da Barra (Açu). Sugere, ainda, a constituição de um circuito espacial do petróleo e dos royalties, bem como uma possível metropolização destas regiões. Embora a investigação ainda esteja em curso, são apontados desafios, riscos e oportunidades decorrentes do fenômeno em questão."

No editorial, deste número da Espaço e Economia, o professor Guilherme Guilherme Ribeiro, pós-doutor em Geografia pela UFMG e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ escreveu assim:

"Professor do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes e doutorando no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, Roberto Moraes realiza importante interpretação da influência que o petróleo produz na economia e no desenvolvimento regional, tanto no norte do Rio de Janeiro (devido à concentração das atividades de extração e distribuição do produto) quanto em todo o território fluminense. A partir de um breve resgate da história da internacionalização da economia da região norte pela comercialização dos produtos derivados da cana de açúcar nos séculos XIX e XX, o autor passa a enfatizar o novo processo de internacionalização por efeito da denominada “economia do petróleo”. Opera, para melhor compreensão do leitor, uma análise sobre a trajetória da formação dos capitais corporativos na área do petróleo em todo o mundo, bem como apresenta interessante evolução da crise e dos preços do petróleo no mercado mundial. Nesse mesmo sentido, apresenta também histórico do desenvolvimento da industria do petróleo no Brasil, identificando marcos temporais e estruturais pouco conhecidos no país.

Na segunda parte do trabalho, o autor introduz os elementos estruturantes na economia e no território do estado do Rio de Janeiro, em especial na parte norte fluminense, do que nomeia “economia do petróleo” e “economia dos royalties”. Trata-se, por um lado, de uma abordagem do fenômeno distinguindo os efeitos da cadeia produtiva do petróleo, instituinte de renovação na estrutura produtiva no território e desenvolvimento de um importante parque industrial, tanto de apoio às atividades offshore quanto de indústrias de equipamentos pesados como navios e plataformas. Por outro lado, com muita clareza e objetividade, Moraes analisa os efeitos da economia dos royalties, referindo-se aos recursos que são pagos aos governos do estado e dos municípios e que implicam em aumento significativo da arrecadação municipal e estadual que, embora contribua para a economia local, não representa melhorias estruturais na economia do estado."

Este número da revista possui ainda outros artigos que podem ser também lidos e ou copiados:

"Os efeitos da reestruturação econômica metropolitana na Baixada Fluminense: Apontamentos sobre o “novo” mercado imobiliário da região" de André Santos da Rocha;

"Reestruturação imobiliária no Rio de Janeiro (RJ): agentes e transformações urbanas na área central da cidade", de Gabriel Silva de Araujo Teixeira.

"Dinheiro e crédito em David Harvey: comentários críticos", de Maurilio Lima Botelho.

Nenhum comentário: