segunda-feira, setembro 07, 2015

O Índice de Vulnerabilidade Social por dentro em Campos

Na semana que passou foi divulgado o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do Brasil e dos municípios, avaliando a situação em 2000 e 2010. No plano nacional se comemorou que em uma década no Brasil, o IVB do Brasil reduziu em 27%.

O Índice de Vulnerabilidade - IVS possui três dimensões: IVS Infraestrutura Urbana; IVS Capital Humano; e IVS Renda e Trabalho. Essas dimensões correspondem a conjuntos de ativos, recursos ou estruturas, cujo acesso, ausência ou insuficiência indicam que o padrão de vida das famílias encontra-se baixo, sugerindo, no limite, o não acesso e a não observância dos direitos sociais.

Cada dimensão é formada por um conjunto de indicadores. Apesar do IVS trabalhar com dados do Censo 2010, há entre seus indicadores alguns que chamam a atenção no caso do município de Campos, que mesmo com todos os recursos que teve nas últimas duas décadas ainda está abaixo da média nacional.

Cito dois:

1) O percentual de pessoas de 15 - 24 anos, sem estudar e nem trabalhar (os “nem-nem”): Campos tem 13,36% contra a média nacional de 11,61%;

2) O percentual de mães chefes de família sem Ensino Fundamental e com filho menor, entre todas as famílias: Campos com 18,34%, contra 17,23% em todo o Brasil.

É oportuno observar que no caso destes índices nacionais está inserido todo o Nordeste e Norte, que na média, como sabemos é bem mais pobre, com menos dinâmica econômica e muito menos recursos nos municípios que o caso de Campos com seu generoso orçamento bilionário.

Nenhum comentário: