sexta-feira, junho 14, 2013

Dívidas da EBX maiores que seu valor de mercado

No dia 9 de abril o blog reproduziu aqui, a tabela com a lista de credores das empresas do grupo EBX, elaborada pelo Valor e que decidimos republicar abaixo.

Ontem, o empresário Eike Batista, informou em nota que a EBX concluiu a reestruturação da sua dívida “existindo tão somente dívidas com vencimento de longo prazo, em clara evidência ao elevado comprometimento do Grupo EBX para com as obrigações perante os seus stakeholders”.

A nota da EBX não se aprofunda nos valores das operações e diz ainda que as vendas de ações da OGX em bolsa, realizadas em maio "representam um ajuste mínimo pontual no portfólio do Grupo EBX e estavam relacionadas com o alongamento de vencimentos e redução do custo da sua dívida com credores”.

Por fim, Eike afirmou que "a EBX continuará a perseguir a implementação de parcerias estratégicas".

Olhando novamente os valores das dívidas e comparando com o valor de mercado as ações das empresas do grupo se vê que há muitas dúvidas e perguntas em aberto. Na conta do Valor há dois meses o tamanho da dívida era de R$ 24,8 milhões. Hoje, O Globo diz que a dívida hoje é de 18,8 bilhões, superior ao valor de mercado das suas empresas pelo valor do patrimônio, que hoje soma R$ 18 bilhões.


2 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

Bond (finanças)
Em finanças , uma obrigação é um instrumento de endividamento do emissor do título para os titulares. É uma dívida de segurança , em que o emissor deve titulares uma dívida e, dependendo dos termos do vínculo, é obrigado a pagar-lhes juros (o cupom ) ou para reembolsar o capital em uma data posterior, chamado de maturidade .
O interesse é geralmente pago em intervalos fixos (semestral, anual, por vezes, mensal). Muitas vezes, o vínculo é negociável, ou seja, a propriedade do instrumento pode ser transferido no mercado secundário.
Professor, nesse caso do Eike Batista, Essa primeira dívida ( Bond )são com os acionistas?

Anônimo disse...

Somente para ficar claro:

O Globo errou ao noticiar que o Grupo EBX deveria mais que o seu Patrimonio Liquido.

Na verdade a divida ja está descontada.

Para lembra a equação básica da contabilidade:

PL = ATIVO - PASSIVO

ABC