quinta-feira, junho 06, 2013

Macaé quer novo porto funcionando até 2017

O projeto de implantação do Terminal Logístico de Macaé (Terlom), no litoral, na região do Lagomar, entre a Barra e Cabiúnas, é um projeto de investimentos da iniciativa privada.

O projeto prevê a instalação de uma plataforma marítima com cerca de 90 mil metros quadrados e área de píeres para atendimento de 14 embarcações de grande capacidade simultaneamente, além de uma área de 400 mil metros quadrados em terra de apoio à operação offshore.

A Construtora Queiroz Galvão é uma das formuladoras da proposta. Segundo a empresa, o projeto se encontra em fase de licenciamento e de elaboração do projeto básico e pretende atender as urgentes demandas portuárias da indústria offshore de petróleo, especialmente, a própria Petrobras.

A estatal hoje é obrigada a conviver com as limitações do Porto de Imbetiba, que sofre problema de assoreamento e movimentação de cargas superior à capacidade de atendimento do porto.


A princípio, o cronograma de implantação prevê a operação do Terlom no ano de 2017. A maior dificuldade do projeto do Terlom e de seu licenciamento é a reduzida retroárea, assim como a proximidade com os limites a unidade de conservação ambiental do Parque Nacional de Jurubatiba.

Sobre o projeto, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio diz: “O novo porto é fundamental para que Macaé garanta sua relevância no mercado de petróleo e pague sua dívida social com a população.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Prefeitos de Macaé, sempre progressistas, lutando melhorias para sua região. Enquanto aqui em Campos, a família garotinho, com brigas pessoais e interesses políticos, estariam torcendo para que o PORTO DO AÇÚ, não se concretize.

Eis aí, a diferença, porque uma região cresce e desenvolve, e, a outra não.

Anônimo disse...

Vamos ver se lá em Macaé os "ambientalistas" e "marxistas" de plantão vão jogar contra o empreendimento.

MILTON disse...

SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO.

Anônimo disse...

Eu claudinei guedes so a favor por que eu trabaho nessa area e o porto de ibetiba ta ruin nos motorista entrMos la de manha saimos a tarde