quarta-feira, junho 26, 2013

Plebiscito segue como forma escuta da população sobre mudanças na necessária reforma política

Ganhou corpo a ideia, mesmo que abandonada, da outra de uma Constituinte exclusiva. A intenção é que o resultado do plebiscito popular, seja transformado numa PEC (Projeto de Emenda Constitucional) a ser votada pelo Congresso. Resta saber o que aconteceria se o Congresso Nacional não aprovasse.

Agora, os itens que serão colocados na consulta estão surgindo. O presidente do STF, parece não ter perdido a chance de propor medida, já adotada em diversos países, mas, que aqui, evidentemente, pode ser entendida, quase como pleito pessoal: candidatura avulsa, sem necessidade de filiação partidária.

Outros itens seriam financiamento de campanha, "recall" - medida que permitiria o mandato de um político ser retirado pelos eleitores entre outros. Evidentemente estes e outros itens carecem de debates e aprofundamentos, sobre como seriam implantados e como poderiam funcionar em nossa sociedade.

O debate já começou, assim como, a movimentação das partes interessadas, que estão, ao contrário do que se alardeia, muito para além dos atuais ocupantes do parlamento brasileiro.

De qualquer forma, bom que a pressão popular e o "insight" da presidenta tenham contribuído para o país seguir adiante.
PS.: Atualizado às 12:42.

Nenhum comentário: