segunda-feira, junho 24, 2013

Assista ao vivo a reunião de Dilma com governadores e prefeitos de capitais

Na mesa a presidenta Dilma ousou e propôs, e foi considerado uma das maiores surpresas, a eleição de uma Assembleia Nacional Constituinte, sem a participação dos atuais parlamentares para fazer a Reforma Política, aprovando bases para um novo Sistema de Representação Política.

Clique aqui e assista ao vivo a reunião.

Dois ministros fazem uso das palavra para levantar as questões de Saúde e Mobilidade e Transportes. A seguir os 27 governadores e 26 prefeitos vão falar.

O jornalista Luiz Nassif está convidando para participação no programa desta noite, Brasilianas.org 
às 20h, na TV Brasil debate declínio das relações de identificação entre cidadãos e partidos políticos.

Clique aqui para enviar suas perguntas, que poderão ser lidas ao vivo, durante o programa. O release do programa levanta:

"Nas últimas eleições para prefeito, em 2012, São Paulo registrou a maior abstenção desde 1992. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 19,99% dos eleitores não compareceram às urnas. O desinteresse da população por políticos e partidos não é um fenômeno recente registrado só na principal cidade do país. Nas últimas eleições da Suíça, onde o voto não é obrigatório, menos de 47% da população participou da escolha dos candidatos à presidência; no Canadá 31,6% e no Japão e França, 30,7% e 32,7%, respectivamente.

Especialistas consideram que o chamado princípio da representação política e o voto universal, símbolos da democracia, perderam o sentido, como detectou a jornalista do periódico francês Le Monde Anne-Cécile Robert, em 2002. A recente onda de protestos no Brasil, iniciada pelo aumento das passagens de ônibus e metrô, em centenas de cidades no Brasil, foi acompanhada por atos de agressividade contra bandeiras de partidos políticos.

Nessa edição do programa Brasilianas.org convidamos os cientistas políticos Wanderley Guilherme dos Santos e Carlos Alberto Furtado de Melo, também Professor adjunto do Insper (antigo Ibmec), e Thiago Aguiar, do Movimento Juntos para discutirem o declínio das relações de identificação entre representantes e representados no cenário político. Os sistemas partidários existentes estariam entrando na obsolescência por conta das novas tecnologias, principais responsáveis pela reorganização e fortalecimento de movimentos sociais?"

Nenhum comentário: