segunda-feira, junho 24, 2013

Dilma propõe plebiscito para a reforma política e anuncia pacto para o país

A presidenta Dilma Rousseff propôs, nesta segunda-feira (24), em reunião com governadores e prefeitos de capitais, no Palácio do Planalto, a convocação de um plebiscito para formação de uma constituinte específica para a reforma política e uma nova legislação que torne a corrupção dolosa crime hediondo. As medidas fazem parte dos cinco pactos propostos pela presidenta nas áreas de saúde, transporte público, educação, reforma política e responsabilidade fiscal.

Dilma ainda anunciou a criação do Conselho Nacional do Transporte Público, com a participação da sociedade civil, e um novo aporte de R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana que privilegiem o transporte coletivo.

“Quero, nesse momento, propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita. O Brasil está maduro para avançar. (…) Devemos também dar prioridade ao combate à corrupção de forma ainda mais contundente do que já vem sendo feito em todas as esferas. Nesse sentido, uma iniciativa fundamental é uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como equivalente a crime hediondo, com penas muito mais severas”.

Dilma voltou a pedir um pacto para que os recursos dos royalties do petróleo sejam dedicados integralmente para a educação, lembrando que nenhum país desenvolvido conseguiu evoluir sem aportes vultuosos na área.

Veja abaixo a fala da presidenta Dilma:

Um comentário:

JOÃO CARLOS disse...

Dilma, está mal assessorada. Foi orientada, a propor uma constituinte especial, para um caso um tanto complexo, para os maioria dos deputados e senadores.Esse tipo de constituinte, só se enquadra em caso especifico, não num tema tão grandioso, como é caso da reforma eleitoral.Tal reforma é melhor resolvida, pelos políticos em exercício em Brasília.