sexta-feira, junho 28, 2013

Estatal norueguesa é a segunda maior produtora de petróleo no Brasil

Com a performance 100 mil barris/dia, a Statoil, empresa estatal norueguesa assumiu a vice-liderança na produção de petróleo em nosso país.

A Statoil que tem sede no Brasil, no bonito e reformado prédio que foi da Manchete, na rua do Russel, na Glória, no Rio de Janeiro, tem experiência em exploração offshore de petróleo, no Mar do Norte, também no Oceano Atlântico.

Interessante observar que a Statoil tem hoje uma produção mundial próxima da Petrobras com 2 milhões de barris/dia e projeto de produzir 2,5 milhões de barris/dia em 2010 e se diz gêmea da Petrobras, por ser também estatal.

Considerando a geopolítica mundial e a necessidade de parcerias para produzir no pré-sal, não é difícil imaginar que a estatal norueguesa, poderia ser um aliado estratégico no lado Atlântico.

Enquanto isto, o projeto privado da OGX continua patinando. Percebe-se do caso, que não basta um ou outro técnico bem informado e soberbo, para dar conta em produzir petróleo em alto-mar.

PS.: Atualizado às 19:49: Corrigindo o título onde estava escrito escocesa ao invés de norueguesa como já estava no texto da nota e o valor da produção que foi redigido 100 barris/dia, ao invés do correto 100 mil barris/dia. Os leitores sempre colaborando com o blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prof., no título do post está escrito "escocesa" e no texto creio que deveria ser 100 "MIL" barris.

Roberto Moraes disse...

Obrigado pela correção já feita.

Anônimo disse...

De nada Prof.
Se, após a reforma política, gente honesta tiver chance de se eleger, quero vc candidato a prefeito de Campos.
Pense nisso.
Abraço