sexta-feira, junho 21, 2013

Há mau cheiro no ar. Xô fascistas!

Se for só despolitização é ruim, mas compreensível, mas, parece que parte importante de algumas das últimas manifestações tiveram mudanças, recheadas de atitudes claramente fascistas que são intoleráveis e devem ser rechaçadas, em todos os graus e níveis.

Também não é estranho que as velhas mídias corporativas, mesmo que rechaçadas nos seus objetivos (e mal vistas no chão das coberturas), não escondam a tentativa de se apropriar das manifestações, definindo e repetindo as pautas, que a falta de líderes e a generalização das demandas impede que sejam por todos conhecidas. Menos para alguns narradores e comentarista em pleno horário nobre.

De direita ninguém se assume, mas, os intolerantes pularam do armário e estão aí a vociferar as truculências de quem foi escolhido pelo voto. Este precisam ouvir as manifestações das ruas e aperfeiçoar seus governos, mas, golpe, não.

As metrópoles e as cidades precisam ser melhor cuidadas, especialmente para os pobres. Precisamos de mais e profundas reformas, mas, não venham com golpes.

22 comentários:

douglas da mata disse...

Eu avisei, infelizmente eu vou ter que te dizer, eu avisei...

Repito: aquilo que não se define, não terá controle...o que não se controla e não se define, é fascista por natureza!

douglas da mata disse...

Este tipo de movimento, que já nasceu fascista, só ouve e conhece uma linguagem: a da força.

Toque de recolher, estado de sítio e cadeia em quem tiver na rua após determinado horário.

Se não fizer agora, vai perder o controle.

Antes que o mal cresça, corta-se a cabeça.

A força também é instrumento legítimo da defesa da democracia!

Roberto Moraes disse...

Caro Douglas,

Infelizmente, também tenho que dizer
que, mesmo que com objetivos similares, enxergamos estratégias distintas.

A meu juízo é preciso fazer distinções entre as participações.

Há espaço para diálogo, mas, é necessário alertar sobre os oportunistas e fascistas que foram saindo do armário e agora são mais fáceis de serem identificados.

Tratando de governo de coalizão há agora que se observar quem tem mesmo interesse em avançar na solução dos problemas da nossa sociedade desigual e quem quer continuar a se servir dela. Nesta linha estamos juntos.

Prof. Isaac Esqueff disse...

Acho muito cômodo para quem vive uma realidade totalmente diferente e abastada, afirmar nas entrelinhas, que tudo está perfeito e em ordem no Brasil.

Todos torcemos para que haja igualdade, progresso e virtudes entretanto, o posicionamento da "grande mídia", tende sempre e sempre tendeu aos interesses das grandes corporações, isto é um fato, entretanto, as grandes mídias, ou "a grande mídia": como queiram, tenta apropriar-se de um momento pelo qual, após ter apoiado e usado a situação, agora, descrente e com outros interesses aos quais supomos entender, pega carona no movimento, tentando através das ultimas coberturas, ser simpática ao mesmo e assim, sem manifestar-se diretamente quanto a seus objetivos, descartar a herança administrativa que agora renovada, já demonstrou ser pela própria "grande mídia" o "mais do mesmo" populista, tão quanto o seu antecessor.

O "tiro no pé", será dado, porventura se o movimento, for mantido, acompanhado pelos rapineiros de plantão, que apropriando-se do ambiente propício, tendem a espalhar a desordem generalizada e que assim, não restará outro modo de contensão a não ser, o modo tão usado nos tempos da ditadura, através da repressão militar ou melhor, com um "tiro no pé", que poderá ser tão eficaz ao interesse da "grande mídia", quanto uma guilhotina no Planalto.

Acompanhemos os desdobramentos.

Anônimo disse...

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/06/21/fifa-ameaca-cancelar-copa-das-confederacoes.htm

douglas da mata disse...

Roberto, esta distinção é agora impossível, e a hesitação, e pura e simples hesitação sinalizará que o governo está acuado.

60 milhões de eleitores não podem ficar reféns de 1 milhão (se forem).

Tem que agir AGORA, e para separar, como você disse, tem que usar a força disponível e proporcional.

Quem quiser negociar, se apresente como liderança e a reivindique!

O resto é na borrachada!

Dê uma lida no relato do Azenha em seu blog e se assuste...o fato é, a Democracia e o Estado de Direito também preveem meios de força para sua defesa, e se não usarmos, vamos acabar como Allende ou Jango.

Ralf Manhães disse...

Roberto,

A grande participação e adesão dos jovens ao movimento, fato possivelmente de magnitude inédita, gerou aplausos e admiração de ampla sociedade e o movimento quase monopolizou os holofotes da mídia e da opinião pública (que neste raro momento consegue ser bem distinta da mídia tradicional.)


Ocorre que em momentos assim surgem os oportunistas. Alguns, querendo se aproveitar da situação tentam direcionar ao governo federal às críticas que são dirigidas a todos níveis de governo.

Daí pedem o Impeachment da presidente e outras bobagens. Isso também ocorreu contra governadores e prefeitos de várias cidades.

Por outro lado, o oportunismo não é exclusivo da "direita raivosa e facista", ontem, em todo Brasil aos olhos dos jovens manifestantes (digo na condição de um desses 1 milhão que foram às ruas), a tal "onda vermelha" promovida pelo PT cheirou oportunismo, adjetivo usado pelos manifestantes apartidários.

A CUT, UNE, UBES, etc, foram discriminadas ontem e confundidas com o próprio PT/PC do B. Aos olhos da massa crítica a presença dos partidos, CUT, UNE e UBES é igual ao PT/PC do B.

O impressionante é que a massa está fazendo uma assimilação correta e óbvia, já que essas entidades são realmente braços dos respectivos partidos.

Essa hostilidade nas manifestações foi também dirigida ao PSOL/PSTU, conlutas,etc. Isso demonstra o repúdio às entidades de caráter político, talvez em função do seu excessivo atrelamento aos partidos.

Essas entidades dificilmente seriam capazes hoje de promover uma manifestação genuína, popular e envolta de espontaneidade.

Esse repúdio às participações dos partidos não é bom para uma democracia como a nossa em que o partido é essencial. Violência então, não podem ser toleradas.

Mas, se o protesto era amplo com um alcance incerto e uma pauta difusa contra "tudo isso que está aí"(Establishment político) e incluía os governos de várias esferas inclusive o federal, ao meu ver, foi irresponsável os governistas participarem do ato incorporando parte das bandeiras dos manifestantes.

Tentar tirar proveito escuso do movimento é tanto para a esquerda quanto à direita uma atitude realmente oportunista que merece ser rechaçada, mas sem violência.

JOÃO CARLOS disse...

Douglas, partidários e defensores do PT, antes de serem governantes, viviam organizando manifestações, greves, através da UNE e Centrais sindicais de São Paulo. Seus líderes políticos, a dizer: Lula e Dilma, foram guerrilheiros, usavam arma de fogo, para combater com as forças armadas. Não aceitavam a prisão por praticarem atos de vandalismo,fugiram, se exilaram e agora vcs, falam em prisão para uma pequena, uma minoria parcela de manifestantes baderneiros, que não correspondem com o sentimento e o objetivo da maioria, caso especifico, a minha visão, que é o de lutar pacificamente por um Brasil, melhor, para mim e especialmente para os que virão depois de mim, as crianças, os jovens, etc.

Anônimo disse...

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/06/globo-derruba-grade-e-o-golpe.html

Anônimo disse...

Essa pessoal não aceita nenhum partido porque está esperando a Rede da Marina, são alienados politicamente, acham-se melhores que os outros.

Anônimo disse...

Não pode haver vandalismos. A polícia tem que reprimir os vândalos.

Mas o povo tem que manifestar sua insatisfação.

Vejam a qualidade dos transportes públicos.

Basta, por exemplo, tentar entrar nas estações do Metrô no Rio e de São Paulo na hora do rush. Só entram os mais fortes. A situação passou dos limites.

Tem muita coisa errada nesse país. Foi um equívoco fazer a Copa de 2014 aqui. A prioridade não é essa.

E os preços das passagens da 1001? Um absurdo que ninguém explica.

E por aí vai.

Tem que protestar sim. Mas sem vandalismos.

douglas da mata disse...

A tese do comentarista Ralph não faz sentido algum, por onde quer que se olhe.

Ora, só ingênuos ou tolos para imaginarem que o fato de serem "espontâneas"(ideias e sentimentos brotam do chão? o movimento é como o "nascer do sol"?) não quer dizer que não estejam emprenhadas e impregnadas de mensagens políticas, e que tais mensagens não reflitam e se não direcionem a um tipo de proposta: neste caso, rejeitar o governo federal, em primeiro lugar. e replicar a tese dos partidos de oposição: impostos, mensalão, e outras!

Bem, todos os relatos e imagens e a postura dos "manifestantes" deixa claro esta "espontaneidade".

E se é luta política que se trava nas ruas, quem deu a estes idiotas o monopólio delas?

Então só entenderão a mensagem quando colocarmos 4 milhões nas ruas para massacrá-los?

Não há convivência possível?

O que as entidades e os partidos tentaram fazer, e devem ( e podem fazer sempre) é participar e dar direção a este embrião fascista que se arrasta pelas ruas!

E eu tenho certeza que pela História, a maioria das inflexões violentas e autoritárias foram resultado de movimentos "espontâneos" das massas.


Ok, depois não reclamem...

douglas da mata disse...

João, você mente:

01- Lula nunca foi da luta armada, e se tivesse participado isto não o desmereceria, ao contrário.

02- Militantes de esquerda combatiam as forças autoritárias (e armadas) que serviam a um regime golpista ilegítimo e ilegal, logo resistiam a uma usurpação ilegal do poder feita por estas forças, que torturou e matou pessoas!

A Democracia e o Estado de Direito têm mecanismos de defesa, inclusive o uso da força, se necessário!

Você propõe que esperemo a minoria fascista se transformar em maioria para agirmos?

Sinto muito João, seus argumentos nem merece respeito, só preocupação...

Roberto Moraes disse...

João retruco seus argumentos golpistas.

É preciso conhecer a história para não falar inverdades.

Anônimo disse...

Quando não se verifica sintonia entre os atos dos mandatários e os anseios dos mandantes (o povo) é natural, na plenitude do Estado Democrático de Direito, que a população se manifeste.
O está incomodando é que estas manifestações podem ser o prenúncio do fim imobilismo que vivemos a mais de uma década.

Roberto Moraes disse...

Bom que se possa pressionar para avançar as reformas, mas, não aceitaremos que fascistas e oportunistas queiram promover retrocessos democráticos e políticos ao país.

Isto é que não será aceito.

JOÃO CARLOS disse...

Governar por MP(medida provisória), é democrático, Caro Douglas da Mata ?

Sejamos realistas e tenhamos caráter, pois quando o ex- presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, governava utilizando-se de MPs, todo o PT, com toda razão esperniava e agora acham super-normal, que o PT, governe por MPs, não levando ao debate as graves questões nacionais ?

Jací Borrow disse...

Roberto, Douglas da Mata e João Carlos: um conselho pra vocês:

Parem de brigar e façam amor!

É bem belhor, viu!

douglas da mata disse...

jaci borrado, eu imagino que este seja um conselho auto-referenciado.

Eu acredito que a melhor forma de fazer amor (metaforicamente falando) seja estimular sempre o debate, o conflito e as boas ideias que surjam destes.

Agora, o tipo de amor com a conotação dada por você, eu creio que isto seja escolha minha (não posso falar pelos outros), mas para provar que sou generoso, abro uma exceção para debater minha vida sexual com sua mãe, sua esposa, irmã ou filhinha (só se forem as duas de maior).


........................

João, que bom que você largou as mentiras e manipulações rasteiras e evoluiu para um tema sério e denso.

De fato, este é um problema que atinge tanto o PSDB como o PT, que pouco ou nada fizeram, quando no governo, para alterar. Aliás, atinge o próprio Estado de Direito, e não só estas duas forças políticas!

A hipertrofia do poder Executivo é um desvio incômodo de nossa Democracia, e claro que cada força política quando na oposição tenta colar na situação a imagem de anti-democrático por isto.

Mas é bom lembrar: os limites e as regras para seu uso estão na CRFB/88, e nenhum dos dois presidentes (ou melhor, três, contando Dilma) transgrediu nenhuma regra, se não a política, como você bem notou.

Creio que estas mobilizações e o reajuntamento das esquerdas ao redor de alguma agenda política poderá colocar este tema em pauta.

Viu, como você ajuda bem mais quando coloca em pauta temas que estão dentro da realidade?

Nem doeu, doeu?

douglas da mata disse...

PS: João, não me convoque a ter caráter! Nunca compartilharia sua noção acerca deste "valor".

Não minto, nem distorço informação para sobrepor meus argumentos!

Posso ser firme e cabeça dura na defesa destes, mas nunca diria que o seu líder, ffhhcc, fez coisas que não fez, ou que não fosse atribuídas a ele.

Não diria que ele pai escroto que escondeu (com a ajuda da mídia) um filho bastardo, pois todos sabemos que ele foi corno, porque escondeu um filho que nem era dele!

Jací Borrow disse...

Douglas da Mata: vc é meu Sherlock danadinho.

Eu adoraria fazer amor na Mata!

Beijundas!

douglas da mata disse...

Ui, que delícia, rsrsrs