quinta-feira, agosto 01, 2013

Desapropriação e morte no Açu

No mesmo dia em que falece num hospital em Campos, José Irineu Toledo de 83 anos a casa de sua família está sendo desapropriada no Açu. A família se dirigia para Campos por conta do aviso do falecimento no hospital e no mesmo momento policiais militares e segurança chegavam à residência deles no Açu para cumprir mandado judicial de desapropriação da casa com retirada de gado e demais pertences.

A família aturdida por conta das duas perdas e da necessidade de acompanhar ambas. O senhor José Irineu Toledo era cadeirante, doente e vinha passando pelo desgaste da desapropriação já tentada pela Codin/LLX junto à Justiça no meio de junho.Daqui a pouco o blog dará mais informações obtidas junto à família.

O senhor José Irineu Toledo morava há 60 anos na localidade de Água Preta, em propriedade de 6 alqueires, sítio Camará, herdada dos pais. Junto com sua esposa Da. Maria da Conceição Viana Toledo de 78 anos ele teve 7 filhos e 11 netos.

Clique aquiaqui e veja detalhes da desapropriação do imóvel tentada pela Codin/LLX no dia 14 de junho de 2013. Lá a família de maneira conjunta e consorciada tinha um histórico de produção agrícola, especialmente de abacaxi como mostra a foto abaixo da última colheita.

A despeito de todos os problemas policiais militares e seguranças que acompanham oficial de justiça já retiraram o gado da propriedade do senhor José Toledo.

PS.: Atualizado às 09:18, 09:26, 09:30, 09:36 e 09:50.





















PS.: Atualizado às 09:58: O blog acaba de ser informado que outra figura marcante no Quinto Distrito de São João da Barra, o senhor Anadir Lopes, quase centenário e que também teve sofreu desapropriação das suas terras faleceu em casa em Mato Escuro. O senhor Anadir tinha uma quitanda na estrada da Figueira que liga Água Preta ao Açu acompanhando o empreendimento. Depois da desapropriação foi senhor Anadir foi morar em Mato Escuro.

PS.: Atualizado às 10:08: O blog recebeu da Assessoria de Imprensa da Codin a nota abaixo sobre a desapropriação de terra que está fazendo hoje, da família do senhor José Toledo, no mesmo dia do seu falecimento:

"A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – CODIN – informa que a área imitida na posse hoje é destinada à passagem da linha de transmissão de energia, imprescindível para as atividades do Distrito Industrial.

Na área não há residentes e foi feita vistoria prévia por equipe técnica, com permissão do proprietário, o que significa que tinha ele conhecimento do processo de desapropriação.

A CODIN assegura a família, como todas as demais imitidas na posse, o auxilio produção que varia entre 1 a 5 salários mínimos mensais
."

PS.: Atualizado às 20:32: O blog recebeu e publica abaixo a nota do MST sobre a desapropriação das terras do Sr. José Toledo no dia do seu falecimento. O corpo do Sr. José Irineu Toledo será enterrado amanhã às 8 horas no cemitério de São Bento.

"Hoje pela manhã, o governo Cabral/Eike cometeu mais uma atrocidade. Longe dos holofotes da cidade do Rio de Janeiro, o palco voltou a ser nas terras do Açu, em São João da Barra, onde empresa LLX está construindo seu porto.

Enquanto algumas famílias choravam a morte do Sr. José Irineu Toledo, agricultor da região que falecera em Campos, abutres ligados à burocracia do Estado e da CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro) invadiram as suas terras no Açu.

A ação só se explica através de um Estado burguês, que para garantir as bases de sustentação da acumulação máxima de capital a um grupo falido, como é o caso do Eike Batista, expropria as terras dos camponeses, os expulsa, retira seus meios de produção e instrumento de trabalho e destrói a sua cultura, a sua história e os impede que continuem plantando, colhendo e alimentando a todos nós.

O que mais causa indignação é a naturalização dessas violações dos direitos mais fundamentais desses trabalhadores, por alguns segmentos da sociedade. É no mínimo indignante. Só nestas últimas semanas, temos conhecimento de três mortes relacionadas a processos depressivos de camponeses que foram expulsos de suas roças.

Aos camponeses e camponesas pescadoras pescadores do Açu – São João da Barra, e em particular à família Toledo, a nossa solidariedade!

MST-RJ, com informações da professora Ana Maria Costa (UFF)."


Abaixo algumas fotos do momento da desapropriação nesta manhã na localidade de Água Preta:







2 comentários:

Anônimo disse...

Desapropriando estas terras para não se fazer nada, pobre população sempre sendo desrespeitosa pelo poder publico.

Jací Borrow disse...

O EIKE, está literalmente defecando e caminhando para tudo isso.

O que importa são seus objetivos, custe o que custar.

Para ele, todos tem um preço.

Particularmente, eu quero que ele se fod...