quinta-feira, outubro 24, 2013

Mídia Ninja foi a Conceição de Mato Dentro, MG e registrou a mineração

A Patrícia Generoso de Conceição do Mato Dentro, MG, município onde se situa a mina e de onde sai o mineroduto que 525 quilômetros depois sai aqui no Açu, mandou a matéria especial cujo título é "O inferno dá lucro" feita sobre a atividade de mineração no Brasil pelo canal de mídia alternativa, Mídia Ninja.

O curto de vídeo de menos de 2 minutos entre outros problemas mostra o grande ab-uso de água que a atividade acaba por desperdiçar. No próximo dia 31/10/2013 será lançado o documentário completo sobre a atividade que está prestes e ganhar um novo marco regulatório:

"O Inferno dá lucro"
(Via Mídia Ninja)
"A Mineração protagoniza uma das mais violentas devastações da nossa história.

A atividade é um dos carros chefes na política econômica do Brasil. Não é novidade para os brasileiros: onde há excesso de lucro, há sangue. Histórias chocantes de devastação do meio ambiente e desrespeito ao ser humano ficam escondidas atrás das montanhas de dinheiro.

A tendência é que o quadro, já instável, sangre mais. Muito mais. O Governo Brasileiro se apressa para aprovar o Novo Marco da Mineração. O objetivo é triplicar o potencial minerador até o ano de 2030. Essas mudanças afetam diretamente a vida de milhares de pessoas que moram, trabalham ou convivem próximo a grandes mineradoras: povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores de pequenas vilas em região de extração.

Quais são de fato os danos ambientais? Qual o ganho para uma cidade onde se instala uma grande mineradora? Qual a noção de progresso que está por trás de uma atividade econômica ambientalmente tão cara?

A reportagem especial do NINJA visitou nas últimas semanas os estados responsáveis pela maior exportação de minério no país: Minas Gerais, Pará e Maranhão, conversando nos rincões de nosso país com quem sofre diretamente com a Mineração. O documentário completo será lançado no dia 31/10.

Até quando fecharemos os olhos para essa situação?
"

Um comentário:

Unknown disse...

E no final deste 2013, ALMG produz PL para mineração dentro de Parques de Minas Gerais.
Segue link: http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2013/12/16_comissao_meio_ambiente_projetos_estacoes_ecologicas.html