sexta-feira, março 15, 2013

OGX devolve bloco que dava direito a exploração de petróleo na Bacia de Santos

A informação é de Rede PetroNotícias e aponta limitação, por falta de recursos, para exploração de novos campos:

"Após o vencimento do prazo de exploração, na última segunda-feira (11), a OGX devolveu a concessão do bloco BM-S-57, na bacia de Santos, para a ANP. Algumas fatias de blocos que ainda estão sob concessão da petroleira, mas que não apresentaram possibilidade de produção de óleo ou gás, como BM-S-58 (prospecto Curitiba) e BM-S-59 (prospecto Natal), na bacia de Santos; e BM-C-39 (prospecto Itacoatiara), BM-C-40 (prospecto Pero Ingá) e BM-C-37 e BM-C-38 (prospecto Tulum), na bacia de Campos, também foram entregues à União.

Com exceção de Pero Ingá, todos esses blocos poderão ser devolvidos à ANP, caso a agência não aceite o pedido da OGX de prorrogar o plano de avaliação do desenvolvimento dessas áreas. A petroleira já anunciou o programa de trabalho e o prazo necessário para isso, entre o primeiro e segundo semestre desse ano."

18 comentários:

Anônimo disse...

Esta notícia é uma mostra das vantagens da Lei do Petróleo de 1997.

Se não tiver condições ou se não ver vantagens na exploração do campo concedido, a concessionária tem que devolver o campo para a ANP (representante da União)

Isso obriga a empresa, inclusive a Petrobras, a ser eficiente e decidir no prazo legal se tem ou não tem interesse na manutenção do contrato.

E foi assim que se chegou ao pré-sal.

Anônimo disse...

http://www.viomundo.com.br/politica/jorge-viana-tucanos-previam-privatizacao-da-empresa-e-agora-falam-em-reestatizacao.html

douglas da mata disse...

O comentarista não desiste, quer porque quer dizer que foi a lei do petróleo 9478/97 que possibilitou o avanço das pesquisas.

MENTIRA. A lei de 97 escancarou nossas reservas em contratos que entregavam nossas reservas a empresa privadas transnacionais.

Apenas em 2010, com a lei 12351/10 houve uma redefinição do setor, possibilitando a União definir conceitos como reservas estratégicas, e impondo ao setor privado um modelo onde este assumia os riscos e dividia os bônus com a União.

Será que este pessoal, as viúvas de ffhhcc, não desiste?

Para quem quiser ler, está aí o link da lei:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12351.htm#art62

Anônimo disse...

O cara cita uma lei de 2010, posterior à descoberta do pré-sal. Ô Douglas, o pré-sal foi descoberto em 2006!!!!!

Anônimo disse...

De 2010 para cá nada andou e a Petrobras está quebrando

Anônimo disse...

O que andou neste período pode ser lido aqui:

http://www.viomundo.com.br/politica/jorge-viana-tucanos-previam-privatizacao-da-empresa-e-agora-falam-em-reestatizacao.html

douglas da mata disse...

Eu parei por aqui: Petrobras quebrando?

Que é isto...rsrsrs.

O pré-sal foi descoberto em 2006, mas seu marco regulatório é de 2010, é só ler o texto da lei.

Em 1997 não havia sombra de investimento em pesquisa e prospecção destas reservas.

O artigo 4º da lei de 97 fala em concessão e partilha e larga ao sabor dos ventos, sem qualquer salvaguarda ao nosso patrimônio.

Bom, daqui por diante, é só deixar este pessoa espernear...

Petrobras quebrando, rsrsrs...e a P-36 foi o quê, um símbolo de sucesso de gestão?

Bom devia ser o projeto demotucanalha, a Petrobrax, rsrsrs...estes caras são de matar de rir...rsrsrs

Não dá para discutir à sério com estes boçais, me desculpe, Roberto...

Anônimo disse...

Marco regulatório?

O que proporcionou todo o desenvolvimento, todo a caminho para o pré-sal foi a Lei do petróleo, sim!
Criou concorrência no setor que antes era monopolizado.

Não não ver quem não quer!

E a Petrobras está quebrando sim, com os petralhas tomando conta de tudo e usando a empresa para benefícios próprios e para tentar segurar a inflação ,que está saindo do controle. É isso mesmo, os PT é tão incompetente que é capaz de quebrar uma petrolífera, de quebrar o melhor negócio do mundo.

Anônimo disse...

Douglas

Não responda esta anta(as antas me desculpem)agora. Em 2014 eles teram a resposta que não querem, diram novamente que o Povo é burro e não sabe votar.

Anônimo disse...

Pré foi descoberto na década de 70!!!!

Dantas disse...

Esse Douglas fala com a competencia de quem não conhece o setor. O cara consegue ver demonios na lei que tirou o brasil da estagnação, apenas por ter sido no governo FHC!

"MENTIRA. A lei de 97 escancarou nossas reservas em contratos que entregavam nossas reservas a empresa privadas transnacionais."

O mesmo discurso vazio da esquerda naquele momento, repedido longas vezes. Me desculpe, mas somente quem não entende nada do setor acredita nessas historinhas pregadas na epoca. A resposta é que sem essa lei, nem mesmo a questionavel "autosuficiencia" teria sido alcançada. Hoje o setor de oil&gas move o estado do Rio.

E pra priorar: ainda diz que a solução é a lei de 2010, que travou tudo nas maõs da petrobras, criou mais uma estatal, e onde os investimentos irão inevitavelmente fugir. Ai sim, quero ver a Petrobras desenvolver E&P sem parceiros, e principalmente: SEM DINHEIRO.

Quanto aos outros comentaristas, não adianta, o da mata sempre vai ter essa cegueira ideologica que impede de ver qualquer beneficio que tenha surgido no governo FHC. Agora se a lei do petroleo fosse do Lula...bem, ai ele estaria agora aqui defendendo com unhas e dentes e utilizando os argumentos que todos ja sabemos: empregos, impostos, autosuficiencia, enfim, todos os beneficios que surgiram dessa lei. Como não foi o Lula, ai é coisa do demo capitalista explorador dos recursos naturais brasileiros. Resumindo: desistam meus caros. Cegueira ideologica não tem jeito.

douglas da mata disse...

Dantas ou anta?

A lei do petróleo, ou lei "petrobrax" de 1997 é, para quem defende o que o dantas defende, um primor!

Será dantas ou anta?

Vamos as minhas ignorâncias sobre o "setor", embora ele mesmo não tenha nos trazido um dado sequer que apontasse onde ele está certo.

Sua tese defende o legado de uma "lei", como grande motivador da expansão da atividade petrolífera...Que o digam as viúvas da P-36.
Resultado mais dramático e trágico do desmonte da capacidade nacional de investimento em tecnologia e gestão de reservas energéticas.

Como o governo ffhhcc não teve culhão de levar a privatização à termo, estabeleceu uma legislação frouxa para permitir a drenagem de nossa reservas.

O problema é que as 4 irmãs pouco se interessaram pelos blocos, e só concentraram seus esforços aquisitivos naquilo que já era conhecido(com a pesquisa feita pela Petrobrás).

Fazer o que a Petrobrás faz requer tempo e dinheiro.

Pesquisa e prospecção em águas profundas é coisa de quem detém tecnologia, e não para empresas acostumadas a sugar petróleo em reservas de fácil acesso, como são as 4 irmãs.

Veja o caso da BP no Golfo do México. Uma merda danada, e foi a Petrobrás que foi lá ensinar a lacrar o poço.

Para se ter uma ideia, nos EEUU a offshore oil drilling, que nós chamamos de exploração em águas profundas é proibida em algumas áreas (como o Alaska) e sofre sérias restrições e regulação em outras, dada a natureza hostil do ambiente prospectado.

Não é coisa para quem se acostumou a bombear óleo que jorra na superfície da terra.

Nenhum ganho de produção significativo ou nenhuma grande reserva foi encontrada como resultado da entrega das reservas às empresas privadas.

Enquanto isto, a Petrobrás descobria o pré-sal, por sua conta e risco.

Primeiro, em 2006, as reservas foram desdenhadas por todos os "entendidos", como o dantas (ou será anta?).

Depois o olho cresceu!

Mas mais uma vez faltava ao setor privado transnacional a capacidade técnica para exploração.

Como o jogo mudou, e o governo Lula/Dilma reconstruíram a capacidade de investimentos e de exploração e pesquisa da Petrobrás, foi possível reformular o marco regulatório, e colocar o capital privado sob controle, bem como tratar reserva energética com o trato estratégico que ela existe, e não como um recurso para ser explorado até o esgotamento para favorecer os interesses alheios aos nossos.

Um bom exemplo de como se comportam as empresas do setor é o caso Chevron.

Fortes suspeitas de que o vazamento se deu quando "rodavam" um equipamento não permitido na outorga pela ANP, que procurava "sugar" óleo do pré-sal (de um bloco não licitado) a partir de um poço de um bloco que eles compraram por preço de banana, e com pouca capacidade de produção!

Por isto demoraram tanto a alertar as autoridades, e tentaram impedir o acesso a plataforma.

Enfim, em se tratando de petróleo, é sempre bom lembrar o estrago feito no Oriente Médio, a matança na África subsaariana, e agora a reinauguração da 4ª Frota para patrulhar o Atlântico Sul.

Outro exemplo engraçado, sobre as "paixões" que movem dantas e outras antas é que o estado do Texas se mobiliza para propor um referendo, onde quer se separar da federação estadunidense.

E o tal de dantas vem me falar de cegueira ideológica, rsrsr...dantas ou anta?

Bom, quanto a cegueira ideológica sobre ffhhcc, eu só posso dizer que espero os dados...um pequenino que seja, para que possamos provar: Neste quesito, a gestão de ffhhcc prevaleceu.

Sobre qualquer aspecto: inflação, investimentos externos, crescimento do PIB, investimento social, câmbio, juros, dívida versus PIB, desemprego, tempo médio de escolaridade, indicadores sociais(TODOS), reservas internacionais, relação carga tribuária versus PIB, preços da energia, etc, etc, etc, etc...

Eu quero um apenas, e pago 100 reais...deposito na conta!

Estou pagando para que me provem que estou errado, e sou eu que sou cego???

Anônimo disse...

O Dantas (tal qual o Daniel) não enxerga que a ideologia que vale para chico vale tb p francisco.

Ideologia serve para defender os pobres e a luta contra a desigualdades e tb para defender o mercado e o capital.

Isso é novo ou velho? tsk, tsk...

Dantas disse...

São tantas bobagens escritas que nem valeria a pena contra argumentar. Dizer que as majors não tem experiencia em aguas profundas, somente rindo mesmo. Mas uma coisa eu quero: o contato desse consultor de O&G Da Mata, para que minha empresa nunca entre em contato com esse "especialista". O desconhecimento é tanto que só posso supor que o individuo seja servidor publico com bastante tempo para pesquisar no wikipedia.

Quanto ao "anta", vou interpretar como uma alusão ao mamifero. Ofensas pessoais fazem parte quando não existem argumentos factíveis.

O governo Lula (ao qual votei) fez péssimos investimentos na Petrobras. O argumento de que aparelhou a Petrobras é furado e segue a visão apaixonada de que o PT nunca erra. Gabrielle assim como os executivos do FHC tambem nao era "funcionario de carreira" (como se isso realmente fosse importante), e foi o responsavel pela gastança descabida da Petro. Quem conhece o mercado sabe que a Petro gasta 5x mais (acredite, eu ja participei de tenders) somente pelo tal conteudo nacional, fora os pessimos investimentos em refinarias furadas (como a parceria Caracu com a PDVESA, onde a PDVESA entrou com a cara e a Petro com o resto).
Pra se ter uma ideia do nivel de incompetencia, se o COMPERJ funcionasse como o previsto, simplesmente quebraria a industria petroquimica nacional.

A resposa tai: a empresa ta sem capital, e a Graça apesar da aparente competencia não tem peito pra resolver os problemas de uma empresa loteada entre PT e PMDB. Sem contar que com as reservas que tem poderia ser uma major, mas se contenta em ser a 8a. do mundo, atras até da "gigante" colombiana Ecopetrol, ou seja, nem na america latina é a maior mais.

A comparação com FHC é um mantra constante nessa turma, visto que pra justificar a incompetencia propria é preciso ir la atras e evocar FHC. A incapacidade de ver o que esta errado é tamanha que preferem ficar se comparando com os erros do governo anterior, ah, só pra lembrar, o governo anterior acabou em 2001...então quando nada funciona, é só voltar ao velho argumento de "o bem contra o mal". Simplorio e bobo. Mas eficaz na falta de argumentos.

O resto, bem, o resto são falácias, tentativas constantes de desqualificação, palavras de ordem, etc. Coisas atrasadas que felizmente só encontramos aqui na internet. Graças a Deus o mundo real ja colocou essa turma esquerdofrenica/nacionalista no canto a muito tempo.

xacal disse...

O & G seria Oil e Gas? Santo deus, quer problematizar a questão a partir de inglês macarrônico.

Ele quer dizer petróleo (oil) e gás, mas gas em inglês é gasoline...rsrsr

Bom, quanto ao resto, em relação a Petrobrás, basta ver o plano estratégico de investimentos.

Nenhuma empresa do país, e poucas do cenário internacional têm tamanha capacidade.

O aumento absurdo de reservas e de capacidade de prospecção.

O valor e lucratividade da empresa.

A estabilidade do preço do combustível, que incide diretamente em todas as cadeias produtivas movidas a hidrocarbonetos.

É difícil para este pessoal entender que o tempo da "Petrobrax" acabou, e que uma dos principais dogmas liberais ruiu:

A empresa é altamente lucrativa, tida e havida como importante player internacional, e continua a exercer seu papel fundamental como instrumento de política pública no país.

O super-homem dos negócios, o senhor X, batendo a porta de pires na mão suplicando a "ajuda" da empresa "quebrada", rsrsrs...esta é uma bela imagem...rsrsr

A crítica sobre a presidência do Grabrielli é infantil...Não me consta que o homem-patrobrax Reischtul, o "franco-brasileiro" fosse servidor de carreira...rsrsr.

Eu continuo a desafiar o "anta" sobre qualquer indicador apresentado por este governo, já que ele não quer usar outro governo como referência.

Este pessoal que detesta democracia é assim mesmo...esquecem que a comparação é ação básica para definir a escolha!

Eles detestam comparações com ffhhcc porque torcem para que os incautos achem que o que dá certo hoje é uma continuação do "antes".

Impossível...

Inflação de 12% ao ano, reservas em 17 bi, desemprego de 12 a 13%, salário mínimo de menos de 100 dólares e hoje com 300 dólares, etc, não podem ser colocados como causa e efeito.

A não ser na cabeça das "antas".


E enquanto estes pobres cães ladram, nossa caravana passa...passa o rodo em 2014, em 2018, 2022, e por aí vamos...

Dantas disse...

Professor, não vou nem perder meu tempo com tamanhas bobagens ditas por esse, digamos, "xacal da mata".

Mas queria só deixar esse link, pra ver se acrescentamos um pouco mais de conhecimento de uma área hoje impar na economia brasileira: http://www.linguee.pt/ingles-portugues/traducao/offshore+oil+and+gas.html

Acho que só isso, se for publicado, ja acaba com qualquer respeito ao expert xacal a respeito do assunto. Mais uma coisa: falar verdades a respeito dos erros do Gabriele nao significa não identificar os erros também dos presidentes anteriores. Só que não da pra admitir como acionista que uma empresa como a Petro hoje valha menos do que antes da capitalização gigantesca de 2010.

O resto nem vale a pena comentar. Não vai adiantar de nada.

Dantas disse...

rsrs, desculpe, mas Oil&Gas ser traduzido como Petroleo e "gasolina" foi bem engraçado.

douglas da mata disse...

Para encerrar este debate com a "anta":

É preciso REPETIR:

A Petrobras, embora seja uma empresa de capital misto (S/A), mantém sua natureza administrativa como um ente híbrido:

Se insere em alguns aspectos no mundo privado, mas está sob total controle do Estado, que mantém as ações majoritárias com direito à voto.

Embora esteja com ações na bolsa, a Petrobras vai às compras por certames licitatórios, por exemplo!

Resumindo para a "anta": nem é totalmente pública, nem totalmente privada!

Ora, quem não quer se submeter a esta premissa, venda suas ações.

Recaem sobre as "costas" da Petrobras a conta-petróleo(a diferença que mistura câmbio, preços internacionais, reservas, demanda e oferta) que estruturam toda a cadeia produtiva nacional, calcada em hidrocabono.

É a Petrobras que subsidia toda esta cadeia, e ainda consegue obter resultados invejáveis.

Sendo uma empresa controlada pelo Estado, não basta à ela funcionar como exploradora apenas, mas prospectar e proteger reservas, adotando conceitos que excedem em muito a mera dogmática do mercado.

Interessante a entrevista de Graça Foster ontem na TVE ao Roberto D'Ávila:

"Os investimentos da Petrobras em 2012 superaram 80 bilhões de reais, e este ano o previsto é mais de 90 bi.
Temos captado dinheiro no mercado a taxas mais baixas, e a oferta de crédito é muito menor que nossa demanda.
Não tem como eu dizer que recebi uma herança maldita, o que recebi foi o desafio de continuar tudo isto que já foi feito, e o que temos por fazer".

Encerrando: a Petrobras vai continuar sendo o que é, gerida da forma como sempre fizemos, e quem não gostar: dane-se, simples assim!

Vem 2014 aí, é só escolher alguém que caiba no figurino que você imagina ser o mais adequado, angariar votos, e ganhar a eleição...