terça-feira, setembro 17, 2013

Eike está vendendo resto da participação na ex-MPX

Continua o fatiamento e a venda das participações do empresário Eike Batista nas empresas de sua holding EBX. A venda está acontecendo para grupos e fundo de investimentos estrangeiros de forma sequencial.

Em maio, a alemã E.ON, que já era acionista da MPX, comprou uma participação de 24,5% por R$ 1,4 bilhão, passando a deter uma fatia de 36,2% da companhia de energia. O acordo previa um aumento de capital de R$ 800 milhões que foi homologado na segunda-feira, 16.

Ao fim desta operação, os alemães ficaram com 37,9% do capital da Eneva e Eike teve sua participação reduzida para 23,9%. Segundo o comunicado divulgado nesta segunda, 16, o acordo de acionistas entre a E.ON e Eike permanece vigente e não foi afetado pelo aumento de capital.

Segundo fontes de mercado, divulgadas pelo Estadão, o empresário Eike estaria em negociações avançadas para vender sua participação e deixar definitivamente a companhia de geração e comercialização de energia, ex-MPX, agora denominada Eneva.

Seriam três os investidores interessados em comprar as ações de Eike: a trading japonesa Marubeni, o fundo de pensão do setor público canadense CPP e o fundo australiano de infraestrutura IFM.

Nenhum comentário: