sábado, março 22, 2014

E a água que vem de MG com o mineroduto?

O caso da disputa pelo uso da água do Paraíba do Sul certamente vai levar a outros casos que passaram relativamente batidos pela sociedade e pela chamada opinião pública.

Um deles é o grande volume de água que vem junto do minério de ferro a ser transportados por mais de 500 km do Quadrilátero Ferrífero mineiro até o Porto do Açu.

Na épica do licenciamento se discutiu inclusive a hipótese, depois descartada, quando o projeto era ainda da MMX (depois dividida para a já ex-LLX, atual Prumo), de se instalar uma tubulação em paralelo ao mineroduto para levar a água de volta para Minas Gerais, depois que a pasta passar pelos sistemas de filtragem no Açu.

Os pequenos proprietários rurais daquela região do município de Conceição do Mato Dentro, MG, mostram-se extremamente preocupados, e têm arguido a Anglo-American, atual controladora do Sistema Ninas-Rio, sobre os problemas gerados pela redução do potencial hídrico daquela região.

É muito provável que o tema volte à tona agora, e ainda antes do início da operação do mineroduto.

Relembrem aqui e aqui duas postagens do blog que tratam do assunto, respectivamente, em agosto e setembro de 2013. Na foto (ao lado) já exposta nas manifestações naquela época já chamava a atenção: "A água vale + que minério".

Nenhum comentário: