quarta-feira, outubro 30, 2013

Como já era esperado a OGX entra em recuperação judicial

A entrada da Eike no setor de óleo & gás acenou valorização das empresas do seu grupo e ao mesmo tempo aumentou os riscos dos seus negócios. Eike só entrou neste setor pela venda do Sistema Minas-Rio de exportação de minério à empresa anglo-sul-africana Anglo American por US$ 6 bilhões.

Com este dinheiro e com apoio de grandes investidores nacionais e internacionais entre estes o fundo de pensão canadense OTPP, o grupo árabe de Abu Dabi, Mubadala, além dos fundos BlackRock e Pimco, dois grandes gestores de recursos do mundo, e também do BNDES, ele acreditou no setor de petróleo, nos geólogos e gerentes retirados da estatal Petrobras, verticalizou seus empreendimentos, tal qual Ford fez, só que há quase um século, chegou a sétimo homem mais rico e...

Tirar petróleo do fundo do mar, mesmo no pós-sal não é tarefa simples, daí o mercado líquido de ações diluiu todo projeto hoje fatiado e entregue a outros grupos que comemoram o fracasso adquirindo partes das empresas que podem ainda ser rentáveis.

Resta acompanhar os projetos do grupo na região: o Porto do Açu, cujo controle foi passado para o grupo americano EIG e o estaleiro da OSX, cujo futuro é incerto e tem como única possibilidade um consórcio junto da Mendes Junior para montar os módulos de duas plataformas para a Petrobras.

A conferir os próximos desdobramentos dos negócios e da repercussão sobre a região, já imensamente impactada.

Nenhum comentário: