segunda-feira, julho 08, 2013

Situação da OGX e HRT quer dizer alguma coisa

A situação destas duas empresas privadas e nacionais de petróleo criadas com a participação direta de ex-técnicos e gerentes da Petrobras, que estão reduzindo drasticamente suas atividades de exploração e produção, por resultados pífios e que decidiram vender parte dos seus ativos trazem à tona evidências.

Neste ramo que mexe com altas somas de recursos e uma tecnologia própria e muito entrelaçada com muitas outras (naval, tecnologia da informação, projetos, automação, mecânica pesada, gestão, etc.), não basta informações privilegiadas e nem o conhecimento de algumas destas atividades.

Para ter sucesso parece ser indispensável, além da necessidade de um profunda e completo conhecimento de toda a cadeia produtiva, possuir o peso de uma institucionalidade (corporação) que por detrás tenha mais que pedigree, que tenha estrutura, porte e prestígio.

A grosso modo, explorar petróleo é diferente de abrir loja na esquina. Parece lógico, mas, para muitos não.

PS.: Atualizado às 14:48: Para corrigir o grave erro de concordância no título da nota. Doeu aos olhos e ouvidos quando reli a postagem. A não revisão que é necessária quando se escreve de chofre contribui para os seguidos erros. O blog pede desculpas e colaboração para correções.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que o blogueiro descreveu com muita propriedade mostra uma coisa:

A indústria do petróleo é um setor estratégico. O Estado tem que se fazer presente, muito próximo, regulando a atividade. E, em países em desenvolvimento, tem que ter uma empresa estatal atuando. Seja no regime de concessão ou no de partilha, devendo haver uma constante sinergia entre a estatal e as demais players do setor.

Anônimo disse...


Diretora da ANP diz que o Grupo X cumpriu todas as etapas da 11ª rodada.


Esse edital vai despertar um interesse tão diferente, que será do mundo todo. Em Tupi, falava-se de cinco a oito bilhões de barris de óleo equivalente, ou seja, óleo mais gás. Agora, está em seis bilhões. Em Libra são de oito a 12 bilhões só de óleo, fora o equivalente. Ou seja, é mais ou menos o dobro de Tupi. A camada é mais espessa. A exploração, mais eficiente. Tupi está a 250km da costa. Este está a 170km. Libra é tão melhor que Tupi... Como alguém vai achar que não vai ter interesse?
Do ponto de vista dos brasileiros, tem a Petrobras, mas não esses outros dois...
Mas tem a Queiroz Galvão, que está muito sólida. A gente fala do grupo X, que enfrenta essas dificuldades todas. A HRT nem vou comentar, porque, para mim, nem era A. Porém, (o grupo X) cumpriu todas as exigências até agora para a 11ª rodada. Vamos ver como será na garantia do programa exploratório mínimo na assinatura do contrato. Até agora estão cumprindo as exigências: qualificaram-se técnica, econômica e financeiramente direitinho.
O grupo X está se qualificando e pode participar desta nova rodada do pré-sal?
A qualificação ainda não começou porque precisa do edital. Vou extrapolar. O que a gente vai fazer agora? Olhar se a qualificação que todos submeteram está dentro do prazo. Pedimos balanço assinado por auditor independente dos últimos três anos. Para a 11ª Rodada, eles (grupo X) submeteram. Dependendo da data que submeteram o balanço e da data do balanço, até serve para esse. Mas não posso dizer se serve ou não, porque não me lembro quando foi. Acho que aí tem espuma demais. Tinha espuma demais antes, quando diziam que eram grandes demais. Sou muito cautelosa com essas afirmações. Gosto de olhar passo a passo o que as empresas estão fazendo. E eles furaram muito, mais de 100 poços e, para a ANP, sob este ponto de vista foi ótimo. Sempre digo, ninguém tem bloco da 9ª rodada. Só eles. Descoberto com declaração de comercialidade.
E esses blocos que para os quais o grupo X entregou a declaração de comercialidade que, agora, diz não ter tecnologia para explorar?
Ainda não vi dentro da ANP porque estou viajando. A declaração de comercialidade é um ato unilateral. O que a gente faz é analisar o óleo no local, ver se tem o que diz que tem, analisar o limite do campo para saber se ele está retendo mais área ou não, etc. Temos seis meses para isso. Depois, o concessionário tem mais seis meses para submeter o plano de desenvolvimento e, em seguida, temos mais tempo para fazer a análise. Esse prazo não expirou. Então, essa espuma toda que fizeram... Isso está ainda totalmente dentro do nosso prazo de análise.

Anônimo disse...

É... A Petrobrás exporta muita mão de obra de ponta, da ponta do comando, mas... Quem fez e faz a Petrobras são os técnicos menores, os que se sujam de graxa... A OGX produziu menos que o esperado porque os "ban ban ban" contratados da BR não produzem óleo, produzem papel e expectativas. E tenho o dito.

Anônimo disse...

Se a Diretora da ANP diz que o Grupo X até agora cumpriu todas as exigências direitinho, penso que realmente,estão fazendo muita espuma.

O Grupo X tem ativos valiosíssimos, como o Porto do Sudeste, que para as mineradoras do quadrilátero ferrífero cairia muito bem ! Hoje falta infraestrtura para escoação do minério.

Penso que na reestruturação dois ativos serão preservados: Porto de açu, e ativos da OGX.

Anônimo disse...

Oi, Roberto

Lembro de voce da época da escola tecnica, quando fiz quimica (93-96). Gosto do blog, parabens.

Sobre petroleo, de fato, não adianta ter especialistas numa ponta ou outra do negocio, e na verdade, mesmo com uma boa equipe, comecar no mar é bem complicado (porque cada erro é 20-30 vezes mais caro), e se erra muito no início. Tambem nao adianta, como acontece muito, tentar fazer as coisas "no grito", sem ouvir os técnicos. Às vezes dá certo, e quando dá, enche o cara de confianca para fazer um monte de besteiras depois... No caso da OGX, até onde sei, eles entraram em reservatórios com poucas informações, sem querer gastar dinheiro nem tempo para ver se valia a pena. Ele forçou o a barra (até onde a gente lê) e a equipe dele não foi enfática o suficiente para dizer que poderia acontecer o que aconteceu. Não houve "falta de tecnologia", os reservatórios que ele tem simplesmente não são bons, são caros demais para se produzir, dando prejuízo.

Sobre a HRT, eu não sei muito deles. Mais espero melhor sorte, e cuidado, e sucesso, para todos.

Abraços,

leo

Fernando Camara disse...

A Soberba é um pecado que traz consequências !

Anônimo disse...

Essa história da OGX ainda não acabou !

Vamos esperar a ANP decorar se a OGX está habilitada ou não para explorar os blocos arrematados no 11º rodada! Se positivo, o jogo muda...