quarta-feira, julho 24, 2013

30 cidades que mais conquistaram empregos em 2013

A estatística foi liberada ontem pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e divulgada hoje pela revista Exame. Tirando as capitais estão nesta lista ouros vinte e um municípios que seguem a ordem: Franca- SP; Guarulhos- SP; Altamira- PA; Maringá- PR; Sta. Cruz do Sul- RS; Campinas- SP; Joinville- SC; Blumenau- SC; Caxias do Sul- RS; Rio Grande- RS; Pontal- SP; Três Lagoas-MG; Londrina- PR; Piracicaba- SP; Petrolina- PE; Venâncio Aires- RS; Uberlândia- MG; Campos dos Goytacazes- RJ; Sobral- CE; Sorocaba- SP e Ribeirão Preto- SP.

Interessante observar que nesta lista há sete cidades do estado de São Paulo; quatro do Rio Grande do Sul; duas de Minas; duas do PR; duas de SC; duas do Nordeste; uma do Norte e apenas um do estado do Rio de Janeiro.

Pelo menos duas leituras podem ser feitas deste quadro: tirando as capitais do Norte e Nordeste, são poucas as cidades destas regiões com boa dinâmica econômica. O fato do estado do Rio de Janeiro ter apenas a presença de Campos para além da capital também é um registro importante de ser feito.

No caso de Campos, o economista Alcimar Chagas, informou hoje aqui em seu blog Economia do Norte Fluminense que no primeiro semestre de 2013, o município teve um saldo de 3.731 empregos, sendo 1.622
apenas no mês de junho, que reflete as contratações sazonais do período da produção canavieira. Os números divulgados pela revista Exame são diferentes. Campos na 27ª posição teria tido 4.501 novos empregos entre janeiro e junho de 2013, contra, 3,4 mil no mesmo período de 2012, uma variação de 29%.

É provável que estes números reflitam o pique das obras do Complexo do Açu, que embora localizados em Açu, no município de São João da Barra, uma boa parte dos contratos de trabalho são homologados em Campos. Caso isto seja verdadeiro, é provável que os problemas recentes de demissões nas empresas que atuavam nas obras venham aparecer nos registros da Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e do Emprego nos próximos meses.

Nenhum comentário: