quarta-feira, julho 10, 2013

Itamarati cogita ouvir Snowden

A informação está no Valor Online. De certa forma pode ser um prenúncio de um asilo? Confira:

Patriota cogita ouvir Snowden sobre espionagem 


dos EUA no Brasil

Por Yvna Sousa | Valor
BRASÍLIA  -  O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, não descartou a possibilidade de ser colhido um depoimento do ex-técnico da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) Edward Snowden no processo de investigação das denúncias de espionagem do governo americano no Brasil.
Durante audiência pública sobre o caso na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, nesta quarta-feira, Patriota foi questionado por um senador se o governo trabalhava com essa hipótese.
“Eu acho que a colocação sobre o interesse da participação do senhor Snowden em um processo de investigação é absolutamente relevante e pertinente e nós continuaremos monitorando essa situação para, eventualmente, vermos como isso pode ocorrer. Eu de fato, não excluo a hipótese”, respondeu.
Edward Snowden revelou ao jornal britânico “The Guardian” o monitoramento feito pelos Estados Unidos em milhões de telefones e de dados de usuários de internet em todo o mundo. Ele repassou ao jornalista Glenn Greenwald as informações da espionagem no Brasil, que foram publicadas pelo jornal “O Globo”.
Em nota divulgada hoje, a Presidência da República informou que foi determinada a abertura de inquérito pela Polícia Federal e a apuração dos fatos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Patriota ressaltou que não é de responsabilidade da sua Pasta a condução da investigação. “Mas eu, de fato, não excluo a hipótese de que se busque um contato com o senhor Snowden, o que não precisa ser feito com ele em território brasileiro, pode ser feito também de outra forma”, declarou.

Nenhum comentário: