quarta-feira, março 26, 2014

Tipos de cargas movimentadas nos portos brasileiros em 2013

Para uma região que tem portos sendo construídos com expectativa de serem em breve operacionais (mesmo que prioritariamente voltados para apoio às atividades offshore de exploração de petróleo) é importante começar a compreender que tipo de cargas andam sendo movimentadas nos portos brasileiros.

Os gráficos abaixo da Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq), refletem os dados do ano de 2013. O primeiro referente aos portos organizados públicos. O segundo dos Terminais de Uso Privativo (TUP-privados). Em números absolutos foram movimentados 330 milhões de toneladas de minério de ferro; 192 milhões de combustíveis e 96 milhões de contêineres e 50,3 milhões de toneladas de soja.

A terceira imagem é uma tabela que mostra uma série histórica do quadriênio (2010-2013) de exportações brasileiras para a China que mostra (embora a tabela seja de volume de cargas e não de valores) a preponderância das exportações minério de ferro e de soja. Pelo que se vê, a relação entre as exportações de commodities e importação de produtos industrializados precisa se inverter, sob pena de mantermos a dependência.



Nenhum comentário: