terça-feira, setembro 24, 2013

Suspensão de construção de plataforma da OSX demite 2,5 mil trabalhadores no Paraná

A informação é da rede PetroNotícias. O grupo ítalo-argentino Tecnhint é o mesmo da siderúrgica Ternium que desistiu do projeto de construir uma siderúrgica no Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB) junto ao Porto do Açu:

"SUSPENSÃO DE CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA DA OSX OBRIGA TECHINT A DEMITIR MAIS DE DUAS MIL PESSOAS"
"Decididamente o som de “X“ das empresas de Eike Batista cada vez mais vai ganhando a fonética de “CH“ e fazendo estragos pelo mercado. Desta vez as vítimas são mais de 2.500 trabalhadores envolvidos no projeto de construção da plataforma da OSX, que estava sendo montada no Pontal do Paraná. Pelo menos dois mil foram demitidos pela Techint, que não teve outra alternativa. Mas os estragos não vão parar por aí. Há inúmeras outras empresas fornecedoras engajadas neste mesmo projeto que estão sofrendo junto com seus colaboradores.

A dura decisão da Techint, empresa ítalo-argentina, com um vasto passado de atuações em grandes obras no Brasil, até onde se sabe, foi para manter suas operações saudáveis em outros segmentos. Reconhecida também por sua séria gestão, a Techint está pagando a todos os seus fornecedores, apesar de viver uma grave crise em função da suspensão deste contrato. A empresa também está fazendo algumas demissões em sua sede, em São Paulo, mas não há informações precisas sobre o número de pessoas que perderam seus empregos.

A suspensão do contrato entre a Techint e a OSX, braço do grupo do megainvestidor encarregado do segmento de estaleiros, foi no início de julho deste ano, depois de longas e desgastantes negociações.  O contrato era para a construção de uma das duas plataformas que estavam sendo montadas no Pontal do Paraná, no valor de R$ 1 bilhão. A alegação foi de que  a OGX concluiu ser inviável a exploração comercial dos campos Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia, além da previsão de fechamento dos poços produtores de Tubarão Azul, o que levou Eike Batista a cancelar a construção da plataforma WHP-1, com obras da Techint, e mais três outras unidades.

Ouvida pelo Petronotícias, a  Techint divulgou uma nota oficial:
Conforme entendimentos com nosso cliente, a OSX, estamos readequando o projeto de construção da plataforma WHP-2, fazendo com que não seja mais necessária uma maior concentração de funcionários.

Informamos ainda que as atividades na Unidade Offshore Techint seguem de acordo com essa adequação e que os funcionários desligados estão recebendo todos os seus direitos conforme previsto em Lei.

Lembramos que a Techint continua com seus investimentos, visando a construção da plataforma P-76, para a Petrobras, próximo projeto a ser realizado na Unidade Offshore.

Um comentário:

Anônimo disse...

O navioX tá afundando mas não quer largar o osso porque as vantagens dadas pelo poder público foram muitas: desapropriações, empréstimos, incentivos, PM para fazer a segurança particular do empreendimento, etc. etc.
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2013/09/24/titulos-da-osx-de-eike-batista-despencam-com-queda-da-ogx/