sábado, setembro 21, 2013

A África e a série "Presidentes Africanos"

O campista Carlos Alberto Junior é jornalista e ex-aluno da "Federal". Já comentei aqui no blog que o encontrei em Angola, quando ele estava como correspondente da TV Brasil no continente africano e sua esposa Fabiana era diplomata na embaixada em Luanda. Tivemos conversas lá e depois em Campos.

Depois tomamos rumos diferentes, mas mantivemos o contato, mesmo que com menor frequência. Carlos, mesmo tendo partido dois anos depois para os EUA, continuou profissionalmente a manter relações com a África.

Carlos já trabalhou em grandes jornais e revistas do país.

Nesta sexta ele me enviou um email com agradável surpresa que reproduzo em parte abaixo:

"Depois de quase dois anos de trabalho intenso finalmente terminamos a série Presidentes Africanos, que estreia na semana que vem no canal Discovery Civilization. Gostaria de consultá-los sobre a possibilidade de divulgar a estreia da série...

... A série, da qual fui o editor executivo, está muito interessante. O Franklin Martins entrevistou 12 presidentes e um primeiro-ministro africanos (inclusive José Eduardo dos Santos, de Angola). São 15 programas de 50 minutos que traçam um panorama sobre a África atual de forma inédita na TV brasileira.

Outro mérito é que a série estreia num canal internacional e de prestígio com o Discovery Channel.

Agradeço antecipadamente a ajuda que puderem nos dar na divulgação. Passo os links para dois vídeos promocionais da série.

O mais curto: http://www.youtube.com/watch?v=UigoaclTifg&feature=youtu.be
E o mais longo: http://www.youtube.com/watch?v=ewYOUj9SR0A. "

Abaixo reproduzo com prazer estes dois aperitivos da série parabenizando seus autores em especial o Carlos Alberto Jr. Não tenho dúvidas do potencial da África e sobre seu papel no sistema-mundo, num futuro que já começa a ser presente, nesta nova realidade geopolítica cada vez mais multipolar, em que nações, regiões e continentes, percebem e passam a valorizar suas riquezas das quais depende os países chamados centrais. 




Ainda abaixo o release que explica e dá mais detalhes sobre a série:

"Discovery Civilization estreia ‘Presidentes Africanos’, da Cine Group,e marca volta do jornalista Franklin Martins à TV"

"Apresentada pelo jornalista, a nova série conta com entrevistas exclusivas de presidentes de 13 países do continente africano e ressalta a nova África, que desponta para se tornar uma das grandes potências do cenário socioeconômico mundial

Na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, às 18h36, estréia no Discovery Civilization a nova série da produtora Cine Group, ‘Presidentes Africanos’. O programa, que marca a volta de Franklin Martins frente às câmeras, retrata, em detalhes, as transformações do continente que vem crescendo a taxas econômicas robustas e construindo um ambiente de democracia e de paz a partir de reportagens e entrevistas exclusivas de presidentes de 13 países africanos (África do Sul, Angola, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, Gana, Moçambique, Nigéria, Senegal, Tanzânia e Tunísia).

“A série possui um conteúdo inédito. É a primeira vez que um programa de TV consegue reunir e entrevistar tantos presidentes africanos, incluindo alguns que há tempos não se comunicavam diretamente com a imprensa”, relata o jornalista Franklin Martins, que foi dirigido por Carlos Nascimbeni e Carlos Alberto Junior.

‘Presidentes Africanos’ terá 15 episódios (ver grade completa no final deste release) que irão explorar a história, a cultura e os potenciais de cada país. As reportagens especiais relatam a caminhada da África em busca da construção de um ambiente democrático e de paz, com a preocupação de contextualizar o telespectador por meio de mapas e informações didáticas, sem perder a essência jornalística muito bem representada pelas entrevistas e passagens de Franklin Martins. A série traz belíssimas imagens do continente considerado o berço da humanidade.

A Cine Group, única produtora brasileira com filial na África, contou com a experiência de seis anos no continente para produzir um conteúdo chancelado pelos depoimentos de 12 presidentes e um primeiro-ministro (Jacob Zuma – África do Sul, José Eduardo dos Santos – Angola, Jorge Carlos Fonseca – Cabo Verde, Joseph Kabila – República Democrática do Congo, Alassane Quatarra – Costa do Marfim, Mohammed Mursi – presidente deposto do Egito, Hailemariam Desalegn – primeiro-ministro da Etiópia, John Dramani Mahama – Gana, Armando Guebuza- Moçambique, Goodluck Jonathan – Nigéria, Macky Sall – Senegal, Jakaya Kikwete-Tanzânia e Moncef Marzouki – Tunísia), além de líderes políticos, sociais e historiadores.

“Logo o mundo vai ver uma África que sabe tomar conta de si mesma, que vai produzir muito e terá um papel importante para o mundo”, essas são as palavras do presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, durante entrevista do primeiro episódio, que traça um panorama geral da série introduzindo os assuntos e apresentando os entrevistados que serão explorados ao longo do programa.

Dividida por países, a série resgata a essência de cada uma das 13 nações africanas e convida os telespectadores para uma espetacular viagem em companhia de um dos mais importantes jornalistas do país. Além das entrevistas, que trazem percepções e expectativas de cada presidente, o programa traça uma linha cronológica com informações históricas, geográficas, políticas, sociais e culturais de todos os países e contextualiza-os no cenário sócio-econômico atual.

‘Presidentes Africanos’ é ao mesmo tempo convidativo e intrigante, e promete surpreender o público chamando a atenção para um continente que tem superado as barreiras da opressão por meio da corrida em busca da democracia e da paz. Um continente sobre o qual há muito pouca informação na televisão brasileira, embora o Brasil seja o país com a segunda maior população afro-descendente do mundo, atrás apenas da Nigéria.

SERVIÇO
Presidentes Africanos
Canal: Discovery Civilization

Exibições:
Episodio 1 – 25 de setembro, quarta-feira, às 18h30
Episódio 2 – 6 de outubro, domingo, às 18h30
Episódio 3 – 20 de outubro, domingo, às 19h30
Episódio 4 – 27 de outubro, domingo, às 19h30
Episódio 5 - 3 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 6 – 10 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 7 – 17 de novembro, domingo, às 20h30
Episódio 8 – 24 de novembro, domingo, às 20h30

Em breve, divulgaremos as datas e horários dos demais episódios (são 15 no total).

Reprises:
http://discoverybrasil.uol.com.br/programacao-de-tv/?type=search&channel_code=CVBR-PRT&date=25092013&style=day&filter=1800&search_string=Presidentes%20Africanos

Sobre Discovery Civilization
O Discovery Civilization dá vida a eventos épicos e às diferentes culturas que fazem história e continuam a moldar o mundo que conhecemos. O telespectador será transportado a momentos marcantes da vida humana e poderá testemunhar sua evolução ao longo dos séculos ao explorar eventos que ajudaram a criar nações, culturas, religiões e conflitos. ODiscovery Civilization abre uma janela aos mais importantes marcos históricos."

9 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo: presidentes africanos = todos corruptos, vivendo no luxo e o povo morrendo de sede e fome...

Roberto Moraes disse...

Precisamos superar exatamente esta visão simplista e preconceituosa que vê a África como um território e um povo a ser explorado, sem nenhuma outra alternativa.

As civilizações atuais partiram de lá e destas origens há muito a ser apreendido.

Difícil que "modernistas" compreenda que o "homem" é anterior à visão Eurocêntrica dos últimos 2 mil anos.

Anônimo disse...

É verdade...

que os políticos africanos acabem de vez com o preconceito que eles próprios têm com seu povo.

Sabia, professor, que no Haiti existem praias particulares com mansões ? Pois é... existem !

Roberto Moraes disse...

Em Búzios e Angra dos Reis e muitos outros espaços do nosso litoral também.

E não é de 2003 para cá.

A origem disto é muito anterior e precisa ser atacado e não será com um preconceito generalizado que se avançará.

douglas da mata disse...

Haiti, presidentes africanos?

África, Haiti?

Como assim?

Roberto, você não imagina que conseguirá debater com estes cretinos sobre a origem das desigualdades, do flagelo colonialista na África, e no permanente saque a que estes países vêm sendo submetidos, onde a decantada "corrupção" não é mais que um método de gestão e de dominação dos impérios globais para seguir sangrado as riquezas daquele continente, onde as elites locais(mais ou menos como as nossas)funcionam como pretores e/ou feitores destes interesses transnacionais?

Desista, Roberto, é como jogar pérola aos porcos.

Roberto Moraes disse...

Você tem razão Douglas.

É duro.

Ana disse...

Vi o programa e não dá para engolir.
Até se fala na "Primavera Árabe", bem rápido, como parte da domocratização do continente.

Peraí! Houve sim uma primavera: a da OTAN.

Tratar a África como um "país" é também já deveria ser modificado.

Aliás, por que mesmo a Somalia passou do paraíso que era na década de 70, burros usando fralda e cidades limpíssimas para um território de ninguém.

É verdade que o "homem" é anterior ao Eurocentrismo mas esqueceram de avisar isso ao Império.

Ué, o Mursi caiu? Por que´será?
O berço da primavera árabe?

http://www.thedailyshow.com/watch/mon-april-25-2011/gigi-ibrahim

A "diva" da Tahir.
"I took a class!"

E a Líbia? 80.000 civis mortos, torturas e o país arrasado.

Por que nada foi dito a respeito disso.

Maquiar o continente não é educativo como o documentário se quer.







isa disse...

Como faço para adquirir o programa completo ????

Roberto Moraes disse...

Cara ISa,

Faça contato direto com a Cine Group produtora da série:

http://cinegroup.com.br/

atendimento@cinegroup.com.br

Contatos no Brasil por tel:
CINE GROUP | BRASÍLIA
SIBS Quadra 01 Conjunto B, Lote 07 | CEP: 71736-102 | Brasília DF
Tel: +55 61 3363-1111

CINE GROUP | SÃO PAULO
Rua Augusta, 1939, Sala 131 | CEP: 01413-000 | Jardim Paulista – São Paulo SP
Tel: +55 11 3062-4263

CINE GROUP | RIO DE JANEIRO
Praia do Flamengo, 66, Salas 1110 a 1112 | CEP: 22210-030 | Flamengo – Rio de Janeiro RJ
Tel: +55 21 2205-5444

Sds.