segunda-feira, setembro 23, 2013

Fórum Socioambiental faz denúncias contra operação no Porto de Suape-PE

Por email o coordenador do Fórum Socioambiental de Suape, PE, encaminhou ao blog (solicitando divulgação) cópia da denúncia que fez ao órgão ambiental do estado de Pernambuco questionando procedimentos que podem afetar ainda mais a região do entorno daquele terminal portuário:

"Encaminho uma denúncia feita pelo Fórum Suape - Espaço Socioambiental realizado neste domingo (22/9) a Ouvidoria da Agência Estadual de meio Ambiente - CPRH.
Cremos que esta denúncia é grave é merece averiguação e penalidades (caso se constate o ilícito),
Cordialmente,
heitor scalambrini costa
coordenação do Fórum Suape

DENÚNCIA
Trabalhadores no porto de Suape, por telefone as 16 horas do dia 22 de setembro de 2013, comunicaram uma irregularidade com relação a uma operação de descarga do óleo (altamente poluente, segundo a Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico – FISPQ da BR Distribuidora) Bunker (MF-380) do navio Alpine Liberty, que esta atracado no PGL1-B, no Complexo Industrial Portuário de Suape, onde o mesmo esta descarregando este produto da Petrobrás para o Terminal Tecmar (privado).

Acontece que o correto nesta operação, segundo o procedimento da Petrobrás e da Transpetro, é de o navio nesta condição, estar cercado com flutuantes (bóias), pois em um eventual vazamento, o produto no mar ficará contido no cerco. No caso desta denúncia não está ocorrendo a aplicação deste procedimento de instalação de barreiras, oferecendo assim sérios riscos ao meio ambiente.

Este fato é mais um desrespeito e descumprimento de procedimentos, além da precarização dos serviços que envolvem as empresas privadas que prestam serviço para a Petrobrás.

Não é primeira vez que o descumprimento de procedimentos de segurança estabelecidos ocorre no descarregamento de material da Transpetro, na movimentação e estocagem de material altamente poluente, no porto de Suape. Este não cumprimento de normas internas da Petrobrás, aliado a precarização dos serviços terceirizados pode trazer sérios danos caso um vazamento de óleo ocorra.
P.S.: Fotos do navio citado na manhã da segunda-feira (23/9/2013) sem as boias de contenção."

Nenhum comentário: