sábado, junho 29, 2013

Grupo EBX: da euforia ao ceticismo

O quadro abaixo do Valor Online foi publicado junto da matéria que faz uma avaliação atual das empresas do grupo EBX e serve para quem quer começar a entender o que se passa com o projeto que foi de um Complexo Logístico-industrial para um porto.

O infográfico é bem montado e muito informativo e vale ser conferido. (Para ver em tamanho maior clique sobre a imagem). Aqui você pode ler parte da matéria, já que a outra (aqui) só está acessível para assinantes.

60 mil acionistas (pessoa física) temem os desdobramentos
Pelo quadro abaixo é possível ver que o número de acionistas (pessoas físicas) que acreditaram no projeto pode variar de 52 mil a 84 mil. Explico os números que podem ser observados na última linha da tabela abaixo.

O número de 51.900 é o número de acionistas pessoa física da OGX, a que captou mais investidores e a que chegou a alcançar o maior valor de mercado R$ 75 bilhões em outubro de 2010. O número de 84.053 acionistas é obtido pela soma de acionistas das seis empresas do grupo EBX que têm ações em bolsa.

Como é possível que muitos dos investidores (pessoa física) sejam os mesmos para diferentes empresas é que afirmamos que este número pode variar de 52 mil a 84 mil pessoas que agora sofrem pela angústia de verem seus recursos perderem valor, caso o projeto não se viabilize, conforme é a preocupação do mercado.




Nenhum comentário: