terça-feira, dezembro 30, 2014

Anglo American confessa ter sobrado R$ US$ 400 milhões do que foi previsto no Sistema Minas-Rio

A declaração do diretor-comercial da Minério de Ferro Brasil, Paulo Castellari, em entrevista à agência de notícias Reuters mostra que há recursos para reduzir os impactos socioeconômicos da instalação da mina e do mineroduto da corporação.

Na reportagem que pode ser lida completa aqui, o executivo ressaltou que:

"A implementação completa do Minas-Rio sairá 400 milhões de dólares mais barata que o programado pela Anglo na última estimativa para o projeto, anunciada em janeiro de 2013. "O projeto original era de 8,8 bilhões de dólares. A gente fechou em 8,4 bilhões de dólares e, dentro desses 8,4 bilhões de dólares, existem 800 milhões de dólares que a gente vai investir em 2015 e 2016", afirmou Castellari."

Na longa matéria o executivo disse ainda:

“A gente tem bastante produto, mais de 300 mil toneladas no Porto (do Açu), pronto para ser embarcado", frisou o executivo.

Os clientes da Anglo até agora não foram divulgados, devido a cláusulas de confidencialidade comercial, segundo o executivo, que destacou que as próximas vendas do Minas-Rio deverão ser destinadas principalmente a clientes da Ásia e do Oriente Médio. Mas a empresa vai prospectar outras regiões.

...
"O produto do Minas-Rio é "bastante competitivo", com custos de produção entre 33 e 35 dólares por tonelada, enquanto diversas mineradoras menores deverão paralisar ou fechar suas operações devido aos altos custos de produção, enviáveis neste cenário.

...
Em uma outra fase de expansão do projeto, além dos 26,5 milhões de toneladas, segundo Castellari, é possível que a empresa avalie parcerias.

Ele destacou que o sistema foi concebido para produzir até 90 milhões de toneladas, o que demandará "investimentos grandes".

"Aí sim, quando chegar essa hora, talvez uma sociedade faça todo sentido", destacou Castellari, destacando que o foco, neste momento, é atingir os 26,5 milhões de toneladas de forma segura e responsável, de olho na eficiência.

Atualmente, segundo a empresa, o Minas-Rio tem 1,45 bilhão de toneladas de reservas certificadas, das quais 685 milhões de toneladas são comercializáveis."

Nenhum comentário: