quarta-feira, dezembro 10, 2014

Manifestação em Barcelona: “Não é pobreza, é injustiça”

A manifestação está marcada num área do centro histórico para amanhã. São moradores de nove bairros da cidade de Barcelona e tem como lema: “Não é pobreza, é injustiça”.

A organização é de uma rede chamada em catalão de xarxa. A Xarxa 9 Barris é do distrito de Nou Barris, distante cerca de 15 km da área central mas, mas que de metrô, é uma viagem curta de aproximadamente 15 a 20 minutos.

Na última sexta-feira (05/12), eu tive uma experiência interessantíssima de conhecer a Associação de Moradores (Vecinos) do bairro de Roquete e também a Xarxa 9, seus projetos, planos comunitários, forma de atuação na luta por melhorias nos bairros e contra os cortes em investimentos sociais trazidos pela crise. Mais adiante vou contar um pouco sobre o que vi e vivenciei de perto.

Mas, voltando à manifestação do próximo dia, 11/12, segundo seus organizadores "não se pode tolerar a situação de emergência social que os moradores". Que o Nou Barris é distrito mais empobrecido de Barcelona. Que a renda média global do distrito é de 10 mil euros anuais e menos de um terço do bairro de Sarriá. Que os despejos atuais no bairro é de 5 por dia, 20 por semana, 83 por mês e 1.000 por ano. Que os Centros de Atenção Primária de Saúde (CAP) alerta para o aumento das doenças mentais, dos problemas dentais, do consumo de drogas e da solicitação de ajuda para pagar o percentual agora exigido para receber remédios, que antes eram gratuitos aumentou muito.

Eles estão exigindo "a volta de mais recursos para as administrações dos bairros e um replanejamento das políticas sociais". Dizem que não querem caridade e sim querem voltar a ter direitos!

A retirada de direitos, o desemprego é, talvez, ainda mais difícil de ser enfrentado do que conquistados para aqueles que nunca possuíram. O desemprego e as dificuldades para alguns pelos mais variados motivos tendem a ser vistos como fracassos individuais que levam a isolamentos sociais e todo um processo em que a resistência e participação social é mais complexa e difícil. Até por isso é interessante observar todo o processo.

Abaixo o cartaz do manifestação junto com o texto da convocação em catalão. A seguir um vídeo também convocatório.

Interessante a construção da resistência contra a perda de direitos, superando o estigma contra a pobreza apontando de forma clara suas causas com o lema: "Não é pobreza, é injustiça".

La campanya "Nou Barris Cabrejada, diu prou!" convoca tot el veïnat de Nou Barris i convida tots els barris de Barcelona a la manifestació que tindrà lloc el dijous 11 de desembre sota el lema "No és pobresa, és injustícia".

Perquè no podem tolerar la situació d'emergència social per la qual estan passant molts veïns i veïnes. Perquè volem més recursos de les administracions i un replantejament de les polítiques socials.
Perquè no volem caritat, volem i tenim drets!!

19h: Metro Llucmajor
19,30h: Plaça Urquinaona
20h: Plaça Sant Jaume






Nenhum comentário: