quarta-feira, agosto 26, 2015

Erosão começa a levar o que resta da orla do Açu

Os moradores da comunidade da Barra do Açu sabem que este período, que vai de agosto até novembro, tende a ser o mais impactante e assim temem pelo avanço ainda maior do mar, sobre as vias da localidade.

Com o mar mais agitado e a reduzida faixa de areia, consequente das seguidas erosões que se intensificaram desde a construção dos quebra-mares do Porto do Açu, previstos inclusive nos Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EI/Rima) do empreendimento, estão apreensivos com os desdobramentos de mais avanço do mar na Praia do Açu.

Veja abaixo uma imagem e um pequeno vídeo feito esta manhã mostrando que a erosão tende a levar o que ainda restou da imensa orla do balneário do Açu. A fiscalização do Inea e do Ibama continuam a ignorar o problema, assim como as demais autoridades.

Na semana passada, o blog postou aqui problemas similares que o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) entrou com ação civil pública contra a administração do Porto de Santos, por conta da erosão das praias, por conta da dragagem do canal de atracação do porto, lembrando que lá se trata de uma baía e um estuário, onde os impactos contra os balneários vizinhos tendem a ser menores do que em caso de mar aberto em linha reta, como é o caso do Açu.




Nenhum comentário: