terça-feira, julho 09, 2013

Empresa que desistiu do Açu fecha contrato com a Petrobras e construirá embarcações na Holanda

A NOV e a Technip independente (até aqui) dos problemas com a construção do estaleiro (UCN) da OSX no Açu estão concluindo suas instalações junto ao TX-2 no Açu. A Subsea 7, conhecida empresa do setor de apoio offshore que desistiu de se instalar no Açu, rescindindo um contrato com a LLX de arrendamento de área na entrada do canal TX-2, fechou ontem novo contrato com a Petrobrás no valor de US$ 1,6 bilhão para a construção e operação de três novas embarcações de apoio, do tipo PLSV.

Este novo contrato de cinco anos envolve o gerenciamento do projeto, a engenharia e instalação de linhas de produção, umbilicais e equipamentos fornecidos pela estatal brasileira. As informações são de que estas embarcações são similares a outras já fornecidas pela Subsea 7.

Ao invés de serem construídas no Brasil serão feitas na Holanda. A previsão de entrega é a partir do terceiro trimestre de 2016, com a última unidade entregue no segundo trimestre de 2017. O custo total das três unidades é estimado em US$ 950 milhões, com o restante do contrato destinado a serviços.

PS.: Atualizado às 11:58: Abaixo imagens do canal TX-2 mostrando onde estão sendo instaladas as empresas de apoio offshore NOV e Technip e onde estava previsto a localização da Subsea 7 que desistiu da instalação no Açu.

Canal do TX-2 com identificação da localização da NOV e Technip

Entrada do canal do Terminal TX-2  mostrando área que foi reservada para
a implantação da  empresa Subsea 7 que desfez contrato com a LLX/OSX  

Nenhum comentário: