quarta-feira, julho 31, 2013

Em Campos, 1 em cada 3 casamentos vira divórcio

Já que falamos de indicadores e estatística sobre IDH abaixo,, este blog andou acessando alguns outros dados do IBGE sobre Campos e deparou com este que parece interessante de se conhecer.

Ele é relativamente atual, sendo referente ao ano de 2011 e divulgados em 2002 e expõe as estatísticas de Registro Civil feito em
cartório no município de Campos dos Goytacazes. Segundo o IBGE, foram realizados 2.912 casamentos e registrados 1.010 divórcios.

Fazendo uma rápida conta, mesmo sabendo que se trata de situações distintas, a quantidade de divórcios em relação aos de casamentos em Campos, no ano passado equivaleu a 35%. Ou seja, um pouco mais de um terço dos casamentos foram desfeitos. Parece uma média alta.

Mais ainda, se interpretarmos que muitos casamentos são desfeitos sem serem oficializados os divórcios em cartório, só ocorrendo a situação diante da formalização de novas uniões conjugais.

Diante desta interpretação, talvez, não seja arriscado estimar que o número de desuniões conjugais possa ser estimado na faixa dos 50%. Assim, estaríamos admitindo que metade dos casamentos são desfeitos. Não é o blog que está dizendo isto são dos dados do IBGE, que evidentemente merecem análises e comentários que deixo para os nossos colaboradores.

Por curiosidade, o blog foi conferir a mesma estatística na capital, o Rio de Janeiro, e encontrou também no ano de 2011, um total de 28.941 casamentos e 6.603 divórcios. Neste caso, o percentual é de 23%, portanto, abaixo dos 35% de Campos identificado pelo IBGE em Campos.

Em Macaé o percentual é ainda menor: 1542 casamentos para 247 divórcios, um percentual de 16%. 

É oportuno que se diga que a estatística é sobre o local de registro e não necessariamente sobre o local de moradia. Nas cidades menores estes registros são ainda menores, mesmo em números proporcionais, não absolutos, o que permite desconfiar que muitos deste registros podem estar sendo feito na cidade maior, ou polo regional. Porém, o caso não valeria assim, para a capital, como vimos acima. Desta forma, deixo que nosso(a)s leitor(a)s-colaborador(a)s emitam suas opiniões.

4 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

... e 2 de cada 3 casamentos vira morte.

Anônimo disse...

Todo casamento sempre acaba: pelo divórcio ou pela viuvez.

Anônimo disse...

Essa estatística também é relativa ao meio político, onde as alianças de ontem, se transformam nos desafetos do amanhã.

Roberto Moraes disse...

Não. Neste campo os rompimentos são maiores.