terça-feira, julho 23, 2013

"Precariado"

O termo é o termo usado por Giovanni Alves, professor da Unesp em Marília e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Para Giovanni "precariado é a camada média do proletariado urbano constituída por jovens-adultos altamente escolarizados com inserção precária nas relações de trabalho e vida social". Situação que não é recente nos países centrais, mas, relativamente novo, nos países chamados de capitalismo tardio.

Diz ainda Giovanni: "No plano sociológico, o precariado como camada social média do proletariado urbano precarizado seria constituído, por exemplo, por um conjunto de categoriais sociais imersas na condição de proletariedade como, por exemplo, jovens empregados do novo (e precário) mundo do trabalho no Brasil, jovens empregados ou operários altamente escolarizados, principalmente no setor de serviços e comércio, precarizados nas suas condições de vida e trabalho, frustrados em suas expectativas profissionais; ou ainda os jovens-adultos recém-graduados desempregados ou inseridos em relações de emprego precário; ou mesmo estudantes de nível superior (estudantes universitários são trabalhadores assalariados em formação e muitos deles, estudam e trabalham em condições de precariedade salarial). É importante salientar que a precarização do trabalho como precarização salarial e precarização existencial torna-se crucial na delimitação do conceito de precariado."

Giovanni é coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET), do Projeto Tela Crítica e outros núcleos de pesquisa reunidos em seu site giovannialves.org. É também autor de vários livros e artigos sobre o tema trabalho e sociabilidade, entre os quais O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo (Boitempo Editorial, 2000) e Trabalho e subjetividade: O espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório (Boitempo Editorial, 2011). Este, em especial, muito interessante.

Se desejar ler um pouco mais sobre o conceito "precariado" clique aqui e leia o artigo de Giovanni no blog da Editora Boitempo. A imagem abaixo, postada junto do texto, é do quadro "Noite", uma pintura do artista alemão Max Beckmann, 1918 retratando o período pós Primeira Grande Guerra.





















PS.: Atualizado às 11:06: Para inclusão de parte da análise do Giovanni Alves que consta de seu texto.

Nenhum comentário: