sexta-feira, janeiro 16, 2015

Insegurança no Consórcio Integra no Açu

Assim como toda a indústria naval que trabalha com encomendas de embarcações para a Petrobras, o Consórcio Integra, formado pela OSX e Mendes Junior, instalada na entrada do terminal 2 do Porto do Açu, já dispensou mais de 500 funcionários, tendo ficado com apenas cerca de 150 trabalhadores.

Assim como os demais estaleiros, o Consórcio Integra está passando por um inventário feit0 por funcionários da estatal. O inventário tem a função de identificar pagamentos de funcionários, serviços executados e materiais disponíveis, através de uma "conta vinculada".

O contrato entre o Consórcio Integra e a Petrobras é intermediado pela Sete Brasil, outro consórcio que reúne as encomendas da Petrobras.

Através do inventário se objetiva conseguir que a Petrobras possa fazer repasse de recursos, até que seja decidido como ficarão essas encomendas das embarcações, com o impedimento de que estas empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato (como é o caso da Mendes Junior) prossigam como contratadas.

A insegurança entre os funcionários do Consórcio Integra é grande. Por lá estão sendo montados os módulos das plataformas P-67 e P-70. Os módulos 2 e 14 da P-67 estão quase finalizados, faltando apenas pequenos detalhes de montagem na área de eletricidade e pintura. Já os módulos da P-70 apenas começaram a ser montados.

No seu pátio está sendo montado o gigante guindaste Mammoet, cujas peças foram recentemente recebidas da Coreia, através do Porto do Forno, em Arraial do Cabo e transportado por caminhões até o Açu. A OSX é responsável pela instalação deste guindaste pelos acordos do consórcio.

Comenta-se abertamente entre os trabalhadores do Consórcio Integra que a Mendes Jr. dificilmente continuaria tocando o projeto. Assim, fala-se que a OSX, junto com um outro parceiro, poderia assumir a parte que hoje está sob responsabilidade da empreiteira mineira.

A OSX está em processo de recuperação judicial com enormes dívidas, cujos credores foram elencados e priorizados para futuros recebimentos.

Nesse processo é dado como certa que a área de 3,2 milhões de metros quadrados que a OSX tem alugada da Prumo (como sucessora da LLX) seria assumida por esta, que assim, poderia participar do acordo para a vinda de outro estaleiro para atuar junto ao Porto do Açu. A conferir!

2 comentários:

Anônimo disse...

Já fechou acordo com a ACCIONA. O mesmo esta apenas nos bastidores. Nos deve quase 1 milhão e fechou o acordo judicial para pagar apenas 80.000 pra daqui a 2 anos sem correção. É mole? Infelizmente precisamos aceitar pq não temos a mesma força que a ACCIONA de negociar.

Roberto Moraes disse...

Não entendi o recado. Quem deve a quem? Quem fechou com quem?

Acciona ficou com a parte da Mendes Jr.? Em troca da dívida da OSX pelas obras na UCN? É isto?