segunda-feira, janeiro 12, 2015

Enquanto governo estadual não faz licitação das linhas intermunicipais Auto Viação 1001 segue faturando

O governo estadual concedeu autorização 12,46% de reajuste para as passagens nos ônibus intermunicipais, apesar do índice de inflação anual ter ficado abaixo de 6,5%.

Os novos preços começaram a ser cobrados no sábado, 10 de janeiro. O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) alega que as novas tarifas intermunicipais levaram em conta as variações da inflação de um período desde o ano de 2009, o que é no mínimo questionável.

O caso da Auto Viação 1001 que opera monopolisticamente, há cerca de 20 anos, diversas linhas entre as cidades fluminenses, a questão é ainda mais discutível, porque o governo estadual atrasa no cumprimento de determinação da Justiça. Em ação impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e já julgada no TJ-RJ ficou determinada a obrigação que o governo estadual realize nova licitação para escolha de empresas, a partir da oferta de preços por linha, em todo o estado.

Ano passado a Alerj realizou audiência pública questionando tanto a qualidade dos serviços oferecidos pela 1001, quanto os preços das passagens. 

Na ocasião foi reforçada a informação veiculada pelo blog diversas vezes que o preço por quilômetro rodado entre as cidades de Campos dos Goytacazes e o Rio, capital estadual é o maior do Brasil.

A qualidade vem sendo questionada e foi motivo da criação por este blog da seção que frequentemente é acionada por leitores e colaboradores chamada "1001 Problemas!".

Enfim, seguimos os fluminenses seguem sofrendo com o pezão sobre o novo processo licitatório, enquanto libera reajustes acima da inflação, sem nenhum pudor.

O blog vem informando sobre o problema de forma sistemática desde 2012. Veja algumas das postagens sobre a questão: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: