terça-feira, junho 30, 2015

Prumo anuncia diretor de Óleo & Gás para Porto do Açu

Em release enviado há pouco ao blog a Prumo anunciou hoje, um novo diretor de Projetos de Óleo e Gás da companhia, Décio Oddone. Ele terá a função de coordenar a finalização da construção do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu e o desenvolvimento de termoelétricas e do hub de gás no porto.

No informativo à imprensa a Prumo informou que o Hub de gás no Açu contará com o desenvolvimento de projetos como gasodutos terrestres e marítimos para transporte de gás, termoelétricas a gás, terminal de regaseificação e armazenamento de GNL, plantas de processamento de gás natural e terminal de GLP (gás liquefeito de petróleo).

“Inicialmente, o empreendimento contará um uma unidade regaseificadora flutuante de GNL que será instalada no Terminal 2 (T2) do porto. Com isto, o Açu poderá receber o gás que será utilizado nas termoelétricas. A Prumo está em processo avançado de licenciamento para instalação de unidades térmicas no Porto do Açu.”

Vista aérea do Terminal 1 do Porto do Açu, junho 2015. Fonte Prumo.
Ainda no informe a Prumo informa que o Porto do Açu pretende se tornar importante polo consumidor de gás, com uma demanda de cerca de 15 milhões de m³/dia, viabilizando uma nova alternativa para a comercialização do gás associado produzido no litoral da região. A chegada do gás associado ao empreendimento, estimula o desenvolvimento e a ocupação industrial da retroárea do porto, trazendo benefícios para a região sudeste do país, uma vez que o gás poderá ser disponibilizado ao mercado através de conexão com a rede de distribuição existente próxima ao Porto.

“A instalação do Hub de gás é mais um diferencial do Porto do Açu. Além de contar com um porto com capacidade para receber grandes navios, já em operação, e retroárea disponível para instalação de indústrias, o Açu irá também oferecer uma solução logística eficiente e competitiva para o consumo de gás natural e seus derivados”.

O novo diretor Décio Oddone é graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS e pós-graduação em Engenharia de Petróleo pela Petrobras. Cursou especialização nos EUA e na França. É mais um ex-funcionário (gerente) da Petrobras, onde atuou por 30 anos ocupando diversos cargos executivos no Brasil, Bolívia, Argentina, Angola e Líbia. Ocupou o cargo de Presidente da Petrobras Bolívia entre 1999 e 2004, época em que esteve à frente da implantação da infraestrutura necessária para exportação de gás para o Brasil através do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil). Em 2004, Oddone ficou responsável pelas operações da Petrobras em países da América Latina e ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Petrobras Energia S.A. onde em 2008 foi nomeado presidente. Foi ainda vice-presidente de Investimentos da Braskem.

Comentários do blog:

Com a decisão da criação de uma nova diretoria de Óleo & Gás o Porto do Açu reforça sua atuação no setor da cadeia produtiva do petróleo e do gás, agora não apenas relacionada às empresas instaladas junto ao terminal 2, mas, também para os projetos de transbordo de petróleo (atividade de risco) junto ao terminal 1, e ainda os projetos de construção dos gasodutos e consumo de gás, junto aos projetos que estão sendo desenvolvidos para uso do gás (GN e GNL) para uso em usinas termelétricas que voltaram a ser projetadas na retroárea do porto, próximo ao terminal 1.

É como o blog já se referiu há quase seis meses: diante da crise do preço das commodities, especialmente do petróleo, o Porto do Açu passou a levar vantagem sobre outros projetos de terminais portuários.

Isso se deu, por conta do fato do seu projeto, mesmo com o cronograma bastante atrasado, de um consumo de recursos bem além do previsto e da crise do grupo EBX, ainda assim, conseguiu avançar e se mostrar em condições de receber bases produtivas que demandam áreas e serviços de circulação (fluxos) e movimentação de cargas, junto ao litoral da região Sudeste.

Assim, o Porto do Açu ganhou competitividade em relação ao terminal da Petrobras em Macaé, dos terminais dos complexos portuários da Baía de Guanabara e mesmo à disputa por Centro de Logística com o vizinho estado do Espírito Santo. A conferir!

Um comentário:

Doralice Maria disse...

Corretíssimo Riberto. Entretanto ainda há quem alardeie crise financeira no município de São João da Barra que teve uma arrecadação só de ISS, dez vezes superior à de anos passados ! Assim nessa penúria, pede adiantamento de ativos dos Royalties futuros ... Deve ser moda econômica na região né não ? Vai entender ...